26 fevereiro 2019 · 14:00: Palestra de Maria Giulia Dondero

Maria Giulia DonderoAbrindo os trabalhos de 2019, o Grupo de Estudos Semióticos convida a todos para a palestra "Os discursos sincréticos. Algumas reflexões sobre as relações entre totalidade e partes", a ser ministrada pela Profª Drª Maria Giulia Dondero (FNRS / Université de Liège) às 14:00 do dia 26/02 na sala 266 do prédio de Letras da FFLCH-USP. A participação é gratuita, aberta a toda pessoa interessada e não requer inscrição prévia. Esperamos você lá!

Maria Giulia Dondero (FNRS, Université de Liège)

Nossa conferência propõe-se a retomar a questão dos discursos sincréticos, aqui abordados há um ano por meio da análise de um corpus de fotografias escritas e pintadas por François-Marie Banier. Neste momento, almejamos refletir sobre a questão mereológica que se encontra na base das relações entre sintaxe verbal e sintaxe tabular, emparticular no âmbito dos discursos com pretensão artística (é do caso da poesia visual e, em parte, da street art). Trataremos a questão da mereologia a partir das seguintes questões: quais são as estratégias enunciativas que permitem constituir-se um efeito de totalidade a partir dessas duas sintaxes? Como o efeito-moldura, típico da composição visual, afeta a linguagem verbal? Como se pode construir o efeito inverso, de difusão e de distanciamento das componentes em relação a uma totalidade figurativa pré-constituída? O que se pode entender por figuratividade na poesia visual? Abordaremos essas questões do ponto de vista da forma e da substância da expressão, discutindo igualmente os trabalhos de Jean-François Bordron sobre a mereologia e a substância da expressão dos textos.

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |
| Maria Giulia Dondero - palestra 26fev2019 |

Nota bio-bibliográfica

Pesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS belga, Maria Giulia Dondero leciona semiótica visual na Universidade de Liège.Maria Giulia Dondero

Publicou uma centena de artigos em francês, italiano, inglês, espanhol e polonês; já organizou cerca de quinze livros coletivos e números temáticos de revistas sobre a fotografia, a imagem científica e a subjetividade na imagem, entre os quais: L’image peut-elle nier ? (PULg, 2016, avec S. Badir) et Les plis du visuel. Réflexivité et énonciation dans l’image (Lambert Lucas, 2017, avec A. Beyaert-Geslin et A. Moutat). Foi também autora de três livros. De suas obras recentes, cabe destacar: Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique (em colaboração com J. Fontanille, Pulim, 2012; trad. em inglês: The Semiotic Challenge of Scientific Images. A Test Case for Visual Meaning, Ottawa, Legas Publishing, 2014); Sémiotique de la photographie (em colaboração com P. Basso Fossali, Pulim, 2011) — cuja tradução em português será publicada em 2018 —, e Le sacré dans l’image photographique. Études sémiotiques (Hermès, 2009).

Co-fundadora e diretora da revista SIGNATA - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics, Dondero é também co-diretora da coleção de livros Sigilla (Presses Universitaires de Liège). Participa de muitos comitês de periódicos científicos, tais como Actes Sémiotiques, Interfaces numériques, CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Médiation et information (MEI), Texto Livre: linguagem e tecnologia; integra, além disso, o comitê de coleções de obras, como "Clinamen" e "Cultures sensibles".

É a atual secretária geral da International Association for Visual Semiotics (IAVS) e vice-presidente da Association Française de Sémiotique (AFS).

Vários escritos seus estão disponíveis em: https://frs-fnrs.academia.edu/MariaGiuliaDondero