FAPS 2015 - Márcio Silva

De Praga para outros círculos

Esta conferência toma a contribuição de Lévi-Strauss como a elaboração, demonstração e expansão de um método. Em outras palavras, privilegia o exercício da análise estrutural a partir da consideração de seus fundamentos e de suas regras e não propriamente de suas contribuições específicas a áreas centrais de investigação antropológica, como os estudos de parentesco, de sistemas classificatórios, de mito-lógicas, e assim por diante. Consequentemente, não se pretende fazer um balanço da empresa lévi-straussiana (algo como uma “Introdução à Obra de Claude Lévi-Strauss”) e, muito menos, uma avaliação das repercussões, positivas ou negativas, de suas contribuições. Levaremos a termo, nesta conferência, um projeto bem mais simples, que é, em suma, refazer algumas trilhas, da Linguística à Antropologia, abertas pelo autor.

marcio_silvaMárcio Silva tem graduação em Letras pela UFRJ (1977), mestrado em Linguística pela UNICAMP (1981), doutorado em Antropologia, pelo Museu Nacional (1993) e livre docência em Antropologia Social (Etnologia Indígena) pela USP (2012). Foi professor da UNICAMP, no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (de 1981 a 1989) e no Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (de 1990 a 1998). É docente da USP desde 1998. Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia da FFLCH. Foi professor colaborador do Master em Estudos Ameríndios, da Casa de América / Universidade Complutense de Madri (de 2001 a 2008), e professor colaborador do Departamento de Antropologia Social e Cultural da Universidade Autônoma de Barcelona (2006 a 2014). Tem atuação nas áreas de Estudos de Parentesco e Métodos Computacionais.

Sexta-feira, 26 de junho de 2015.
Das 14h00 às 15h30.
Prédio de Letras USP, sala 260.

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.