Denis Bertrand: minicurso "Semiótica 2000 - 2015"

Semiótica 2000 - 2015: história conceitual e campos de atuação

Minicurso ministrado por Denis Bertrand (Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis) na FFLCH a convite da professora Norma Discini

Datas e local:
De 17 a 20 de agosto de 2015, das 16h00 às 18h00 -  sala 107 do prédio de Letras USP

| Gravações das palestras em áudio, by Ges-Usp Media, Inc.™  |
| Abertura | 1° dia | Perguntas 1° dia | 2° dia | Perguntas 2° dia3° dia | Perguntas 3° dia4° dia

Ementa do curso:
A vitalidade da semiótica, como teoria do sentido que é, manifesta-se pelo surgimento e desenvolvimento de diversas correntes teóricas. Desde o princípio dos anos 2000, reforçaram-se a "semiótica tensiva", a "semiótica das instâncias enunciantes", a "sociossemiótica das interações", a "semiótica da iconicidade", a "semiótica das práticas e formas de vida", as releituras semióticas da Retórica antiga, etc. Este curso tem por meta demonstrar que, longe de formar tendências distintas ou escolas em contraposição, tais especializações inovadoras integram-se num corpus epistemológico e teórico partilhado. A reflexão integradora não visa, todavia, a qualquer ecumenismo ou consenso frouxo: ela é necessária para o acompanhamento das dinâmicas criadoras e para que se evite a dispersão. Proporei, por conseguinte, (i) uma apresentação sintética das especializações, com exemplos e ilustrações analíticas; (ii) um reexame do percurso gerativo da significação, possível modelo para sua integração teórica; (iii) um aprofundamento do campo do sensível, entre iconicidade e figuratividade. A apresentação dessa história conceitual será feita com ajuda de exemplos (textuais, plásticos) colhidos em meus múltiplos campos de atuação (discursos literário, pictórico, social, midiático e político).

Bibliografia:

Bertrand, Denis, Précis de sémiotique littéraire, Paris, Nathan, 2000. Edição em português: Caminhos da Semiótica Literária. Trad. Grupo CASA. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

Bertrand, Denis et Fontanille, Jacques, éds., Régimes sémiotiques de la temporalité. La flèche brisée du temps, Paris, PUF, « Formes sémiotiques », 2007.

Bordron, Jean-François, L’iconicité et ses images. Études sémiotiques, Paris, PUF, « Formes sémiotiques », 2011.

Coquet, Jean-Claude, Phusis et logos. Une phénoménologie du langage, Saint-Denis, PUV, 2007.

Fontanille, Jacques, Pratiques sémiotiques, Paris, PUF, « Formes sémiotiques », 2008.

Fontanille, Jacques, Formes de vie, Liège, PUL, « Sigilla », 2015.

Landowski, Eric, Passions sans nom, Paris, PUF, « Formes sémiotiques », 2003.

Zilberberg, Claude, Éléments de grammaire tensive, Limoges, Pulim, 2006. Edição em português: Elementos de Semiótica Tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.

Minicurrículo:
Ex-aluno de A. J. Greimas, Denis Bertrand, autor do conhecido livro Caminhos da Semiótica Literária, leciona literatura francesa e semiótica na Universidade de Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, sendo também docente de semiótica do discurso social em Sciences-Po, Paris (École de la Communication). Membro do Conselho Científico da Cidade de Paris, ele é o atual presidente da Associação Francesa de Semiótica. Suas pesquisas, girando em torno das relações entre fenomenologia, retórica e figuratividade, incidem, antes de mais nada, sobre dois domínios: a literatura e suas relações com a pintura (século XIX), por um lado, e, por outro, os discursos midiático e sociopolítico (intervém regularmente em programas de televisão, nos canais Public Sénat e France 5). Ao lado de J. -F. Bordron, I. Darrault e J. Fontanille, o professor Bertrand é, além disso, um dos coordenadores do Seminário Semiótico de Paris.

Certificados:
Não há necessidade de inscrição prévia no minicurso, que será ministrado em francês. Os ouvintes que assinarem presença em, pelo menos, três palestras receberão certificado de frequência.

Organização do curso:
Norma Discini
Elizabeth Harkot de La Taille
Waldir Beividas

Data do evento:
Segunda-feira, 17 de agosto, 2015 - 16:00 até quinta-feira, 20 de agosto, 2015 - 18:00

Confira também:
Após o curso, Denis Bertrand e Verónica Estay-Stange fazem juntos na FFLCH-USP um Double-international FAPS na sexta-feira, dia 21 de agosto.

< Retornar à página dos cursos de semiótica oferecidos em 2015