FAPS 2015 - Michel Arrivé

11/11/2015, 15h00, prédio de Letras USP, sala 266

International FAPS com Michel Arrivé
(Université de Paris Ouest Nanterre, Professor Emérito)

| Gravação da palestra em vídeo, by Ges-Usp Media, Inc.™ |    new!
|  Parte 1  |  Parte 2  |  Parte 3  |  Parte 4  |  Parte 5 (final)  |

Saussure, cem anos após a publicação do Curso de Linguística Geral

Decorridos cem anos da publicação do Curso de Linguística Geral, Saussure continua sendo, por certo, o mais ilustre dos linguistas, conquanto já não seja o mais lido de todos. Esta conferência levantará a questão das causas de tal perenidade. Dois aspectos serão salientados:

(i) a obra de Saussure apresenta aspectos específicos, por um lado, na maneira como foi revelada – o Curso de Linguística Geral é uma obra póstuma, o que suscita o problema de seu "autor" – e, por outro, nas peculiaridades de sua escrita;

(ii) a obra de Saussure exerceu uma influência decisiva na evolução da linguística e das ciências humanas (principalmente a semiologia, a etnologia, a psicanálise e a filosofia) ao longo de todo o século XX.

Referências bibliográficas

ARRIVÉ, Michel, (2010) Em busca de Ferdinand de Saussure. São Paulo: Parábola Editorial.

GREIMAS, A. J. (1966) Sémantique structurale. Paris: Larousse.

LACAN, J. (1966) Écrits. Paris: Seuil.

LÉVI-STRAUSS, Cl. (1949) Les structures élémentaires de la parenté. Paris: PUF.

––– (1955 [1990]) Tristes tropiques. Paris: Plon.

MERLEAU-PONTY, M. (1953 [1960]) « Sur la phénoménologie du langage ». In: Éloge de la philosophie. M. Merleau-Ponty. Paris: Gallimard: 73-95.

SAUSSURE, F. de , (1916-1922) Cours de linguistique générale. Paris-Lausanne: Payot.

––– (2011) Science du langage. De la double essence du langage. Édition des Écrits de linguistique générale établie par René Amacker. Genève: Droz.

SOFIA, E. (2015) La collation Sechehaye du Cours de linguistique générale de Ferdinand de Saussure (1913). Édition, introduction et notes par E. Sofia. Leuven: Peeters.

michel_arriveLinguista e semioticista renomado internacionalmente, Professor Emérito da Universidade de Paris Ouest Nanterre, Michel Arrivé editou, na Bibliothèque de la Pléiade, a obra de Jarry, a quem, além disso, dedicou dois de seus livros. Pela editora Flammarion, publicou duas gramáticas da língua francesa, sendo uma delas a conhecida La grammaire d'aujourd'hui. Hoje em dia, interessa-se (i) pela história da linguística no século XX (À la recherche de Ferdinand de Saussure, PUF, 2007, Du côté de chez Saussure, Lambert-Lucas, 2009) e (ii) pelas relações entre a linguagem e o inconsciente (Le linguiste et l’inconscient, PUF, 2008, e De la grammaire à l’inconscient : dans les traces de Damourette et Pichon, Lambert-Lucas, 2010). Há traduções de obras suas em várias línguas. Em português: Linguística e Psicanálise. Freud, Saussure, Hjelmslev, Lacan e os outros, São Paulo, EDUSP; Linguagem e psicanálise, linguística e inconsciente, Rio de Janeiro, Jorge Zahar; Em busca de Ferdinand de Saussure, São Paulo, Parábola Editorial.
Atuando também como ficcionista, Michel Arrivé escreveu uma coletânea de novelas, L’éphémère ou la mort comme elle va (Méridiens-Klincksieck, 1986). Entre seus sete romances já publicados, destacam-se Les remembrances du vieillard idiot (Prix du premier roman, Flammarion, 1977) e, posteriormente, pela editora Champ Vallon, Une très vieille petite fille (2006), Un bel immeuble (2010) e L’homme qui achetait les rêves (2012).

Excepcionalmente: quarta-feira, 11 de novembro de 2015.
Das 15h00 às 17H00.
Prédio de Letras USP, sala 266.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.