FAPS 2016 - Sungdo Kim

29/02/2016, 14h00, prédio de Letras USP, sala 260

International FAPS com Sungdo Kim
(Koryo University, Seul, Coreia)

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™ |    new!
|  Semioantropologia da escrita  |

Semioantropologia da escrita

Neste encontro, desejo apresentar certos elementos de uma epistemologia orientada para a construção de uma perspectiva plural sobre a escrita. Trata-se de um pluralismo ontológico e metodológico baseado em três concepções fundamentais da escrita: Jacques Derrida, André Leroi-Gourhan e David Bolter.

Ilustrarei minha argumentação com vários exemplos ligados à intermidialidade e à interculturalidade. Sensível à tradição do Extremo-Oriente, gostaria também de expor a intermidialidade da escrita coreana, em que se observa uma nítida homologia entre o universo, o corpo e a escrita.

michel_arriveDesde 1995, Sungdo Kim leciona semiótica, culturologia e mídia na Universidade Koryo (Seul, Coreia). É doutor em Ciências da Linguagem pela Université de Paris X Nanterre (Michel Arrivé, orientador). Atuou como professor convidado em muitas universidades estrangeiras, entre as quais Harvard (Fulbright Senior Fellow 2008-2009), Oxford (LG Yeon Am Fellow 2001-2002) e Cambridge (2012-2013). Fundador, em 2006, do Centro de Culturologia Aplicada, que desde então dirige. Presidente da Associação Coreana de Cultura Visual; ex-presidente da Associação Coreana de Estudos Semióticos; atual vice-presidente (desde 2014) da Associação Internacional de Semiótica.

Publicou, entre outros livros em língua coreana:
Do logos ao muthos: a continuidade do pensamento saussuriano
Da estrutura ao sensível: o pensamento semiótico de Greimas
Homo mobilicus
Curso de semiótica
Antropologia urbana: história das ideias urbanas

O professor Kim tem feito, além disso, traduções para o coreano de autores renomados, tais como Jacques Derrida (De la grammatologie), Umberto Eco (Semiotica e filosofia del linguaggio), Algirdas Julien Greimas (Du sens I), Jean-Marie Floch (Sémiotique, marketing et communication), Charles Sanders Peirce (Semiotic writings).

Excepcionalmente: segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016.
Das 14h00 às 16H00.
Prédio de Letras USP, sala 260.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra, que será proferida pelo convidado em francês, é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.