FAPS 2016 - Dilson Ferreira da Cruz

23/09/2016, 14h00, prédio de Letras USP, sala 263

Palestra FAPS com Dilson Ferreira da Cruz
(Doutor em Semiótica FFLCH-USP, Pós-Doutor Universidade Mackenzie)

Considerações sobre o saber na obra de Machado de Assis

Sendo a comunicação, em certa medida, a transmissão de objetos de saber de uma enunciação a outra, e uma vez que tais objetos constituem uma existência semiótica, logo uma presença para um sujeito cognitivo, conclui-se que a enunciação constitui uma das bases não apenas da apreensão da significação mas também da constituição da presença para os sujeitos envolvidos. Em nossa breve comunicação procuraremos examinar, com base na obra de Machado de Assis, algumas estratégias de que dispõe a enunciação para, pelos procedimentos de debreagem do saber, manipular o campo de presença do sujeito e apresentar-se ao mundo.

dilson_f_cruz_pbDilson Ferreira da Cruz é doutor em semiótica pela Universidade de São Paulo e tradutor. É autor de O ethos dos romances de Machado de Assis e Estratégias e máscaras de um fingidor – a crônica de Machado de Assis. Traduziu, dentre outros títulos, Sobre o sentido II, de Algirdas Greimas.

Sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Das 14h00 às 15H30
Prédio de Letras USP, sala 263
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.