XV miniENAPOL DE SEMIÓTICA – 2016
Terça-feira, 04 de outubro
MANHÃ (08H45 – 12H00)
08h45 Abertura do miniENAPOL de Semiótica 2016
Profa. Dra. Cristina Altman - chefe do Departamento de Linguística FFLCH-USP
Prof. Dr. Marcos Lopes - coordenador da Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral
09h00 Sessão 1 - Semiótica: tópicos teóricos
Letícia Moraes Lima
A noção do texto na semiótica
Daniel Carmona Leite
O protagonismo como significação para o sujeito
Patrícia Veronica Moreira
A noção de “sensível” em Greimas: um percurso historiográfico
Lourenço Fernandes Neto e Silva
O papel de Condillac (1715-1780) nas origens da semiótica
10h20 – 10h40 Intervalo-café
10h40 Sessão 2 - Semiótica: Questões de enunciação em textos religiosos e em Libras
Michele Lucia Moreira Barbosa
Análise da interpretação de textos poéticos: da Língua Brasileira de Sinais para Língua Portuguesa
Renata Lúcia Moreira
As debreagens e embreagens de tempo em textos em Libras
Dario de Araújo Cardoso
Enunciação e aspectualização nos escritos sagrados
Guilherme Demarchi
Uma reflexão semiótica sobre a leitura do Evangelho e a admissão dos valores cristãos pelos sujeitos sociais
12H00 – ALMOÇO
TARDE (14h00 – 18h00)
14h00 Sessão 3 - Semiótica e Arte
Maria Vitória Laurindo Siviero
Um estudo semiótico de “The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey”
Oswaldo Guimarães Barbosa
Uma leitura de pontos de vista semióticos da gravura de Marcelo Grassmann
Denilson de Oliveira Moura
A significação através do semissimbolismo na pintura de Robert Oscar Lenkiewicz
Saulo Nogueira Schwartzmann
Semiótica da continuidade na arte pictórica: entre ruptura átona e tônica
15h20 – 15h30 Intervalo-café
15h30 Sessão 4 - Semiótica e Educação
Alessandro Itokazu Vasconcellos
O cotidiano dos alunos de ensino médio: uma análise semioticista voltada às práticas de aprendizagem não formais em ambiente digital
José Bernardo de Azevedo Junior
A construção do sentido na articulação sincrética dos enunciados das redações do ENEM
Lucia Passafaro Peres
O exercício e o acontecimento em vídeos educativos de Matemática
16h30 – 16h45 Intervalo-café
16h45 Sessão 5 - Semiótica, Música e Canção I
Gabriel Nicolosi Barbosa de Souza
Caminho tensivo como propulsão da construção da identidade: o público e o privado
Danyllo Ferreira Leite Basso
O Corpo, a voz, a presença e o estilo
Marcos Neves Fonseca
Semiótica e identidade: o discurso urbano de Marcelo Yuca
Murillo Clementino de Araujo
Reflexões sobre “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque