Ciclo de palestras "Semiótica: arqueologia da imagem e questões de estética"

Semiótica: arqueologia da imagem e questões de estética

Ciclo internacional de palestras ministrado por Herman Parret (Leuven, Bélgica) e Alessandro Zinna (Toulouse, França)

Quando:
De 20 a 24 de março de 2017, sempre das 14h00 às 16h00

Onde:
USP: prédio de Letras, sala 260 - Cidade Universitária
Mackenzie: edifício João Calvino, sala 401 - Rua da Consolação, 896

C r o n o g r a m a     d a s     P a l e s t r a s
  Segunda, 20 mar Terça, 21 mar Quarta, 22 mar Quinta, 23 mar Sexta, 24 mar
  Letras USP, s. 260 Letras USP, s. 260 Mackenzie - ed. João Calvino, sala 401 Letras USP, s. 260 Letras USP, s. 260

Parret:
Semiótica e estética em interface

- Perguntas/Debate

Parret:
A estética de Greimas e suas sensibilidades valérianas

Parret e Zinna:
Arqueologia da imagem e questões estéticas

- Perguntas/Debate

Zinna:
Semiótica e arqueologia da imagem

- primeira parte

Zinna:
Semiótica e arqueologia da imagem

- segunda parte

| Clique nos links da tabela acima para ouvir a gravação das palestras em áudio, by Ges-Usp Media, Inc.™  |   new!

Conferencistas convidados:

parretHerman Parret é professor emérito da Universidade de Leuven (Bélgica). Suas pesquisas se estendem por múltiplos campos, desde a estética das artes até a epistemologia e a metodologia da linguística e da semiótica, passando pela pragmática e pela filosofia da linguagem. Foi professor visitante ou pesquisador convidado em universidades de diferentes países, entre as quais Paris, Oxford, San Diego, Siena, Cambridge (EUA), Tel Aviv, Campinas, São Paulo. O professor Parret é doutor Honoris Causa pelas universidades de Timisoara (Romênia), Lima (Peru), Limoges (França). Entre numerosos títulos, suas publicações incluem as obras Les passions: essai sur la mise en discours de la subjectivité (1986), Le sublime du quotidien (1988), A estética da comunicação. Além da pragmática (1997), La voix et son temps: éléments pour une esthétique de la communication (1998), Puissances de la voix (org., em colaboração com Sémir Badir, 2001), La voix et son temps (2002), Sutures sémiotiques (2006), Épiphanies de la présence (2006).

Docente do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade de Toulouse 2 – Jean Jaurès e coordenador da equipe "Médiations Sémiotiques" do LERASS, zinnaAlessandro Zinna é também um dos diretores do Colóquio de Albi "Médiations Sémiotiques" (CAMS). Em 1993, organizou o colóquio "Louis Hjelmslev aujourd’hui", por ocasião do cinquentenário de publicação de Omkring Sprogteoriens Grundlæggelse [Prolegômenos a uma teoria da linguagem], no Centro di Studi Semiotici e Cognitivi, em San Marino. No mês de setembro de 2015, coordenou um novo encontro sobre Hjelmslev na Universidade de Urbino, Itália. Três edições recentes (números 31-32-33, 2014-2015) do periódico de Puebla, Tópicos del Seminario, foram por ele organizadas em parceria com Luisa Ruiz Moreno, sobre o tema geral da imanência nas teorias da linguagem. Entre suas obras publicadas: Les objets au quotidien (org., com Jacques Fontanille, PULIM, 2005); Le interfacce degli oggetti di scrittura. Teoria del linguaggio e ipertesti, Roma, Meltemi, 2004; Hjelmslev aujourd'hui (éd., Bruxelles, Brepols, 1997) ; Elementi di semiotica generativa. Processi e sistemi della significazione (com Francesco Marsciani), Bologna, Esculapio, 1991.

Certificados:
Não há necessidade de inscrição prévia no ciclo de palestras, que tem carga horária de 10 h/a e será ministrado em francês. Os ouvintes que assinarem presença em, pelo menos, três palestras receberão certificado de frequência.

Organização e coordenação do ciclo:
Diana Luz Pessoa de Barros

Comissão executiva:
Daniel Carmona Leite
Denilson de Oliveira Moura
Eliane Domaneschi
Guilherme Weffort Rodolfo
Lucas Porto
Lucas Shimoda
Natália Guirado
Taís de Oliveira

Promoção conjunta do Departamento de Linguística FFLCH-USP (Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) e da Universidade Mackenzie (Pós-Graduação em Letras)

Datas do evento:
Segunda-feira, 20 de março, 2017 - 14:00 até sexta-feira, 24 de março, 2017 - 16:00

Os organizadores agradecem a Lucia Teixeira, coordenadora do SeDi-UFF em Niterói e presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, pela ajuda com a vinda dos palestrantes convidados.