FAPS 2017 - Gisela Nogueira

12/05/2017, 14h00, prédio de Letras USP, sala 167

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| Música e suas representações: notação e significados |

Música e suas representações: notação e significados

Os sistemas de codificação musical se utilizaram da escrita como forma de representação de inúmeros parâmetros dos sons desde a notação grega antiga. Assim como a música foi historicamente utilizada com diversas finalidades, os sistemas de notação se adequaram às situações e aos estratos sociais de seus usuários, tornando-se metalinguagens próprias ao aprendizado musical.

A apropriação da retórica como princípio de composição e interpretação musical determinou grande mudança no pensamento musical dos séculos XVI ao XVIII e fixou os parâmetros de escrita que conhecemos atualmente como sistema moderno de notação musical. Com a recente democratização da tecnologia e da informática, assistimos o desenrolar de outra grande mudança que já acrescenta novos elementos às formas de representação musical.

gisela_nogueira_pbGisela Gomes Pupo Nogueira é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2008). Realizou seu Mestrado em 'Musical Performance' no Royal Northern College of Music (Manchester - 1985) em convênio com The Victoria University of Manchester e seu Bacharelado em Música com Habilitação em Composição pela Faculdade Paulista de Arte (1980). É professora dos cursos de Música da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo sido Coordenadora do Conselho dos Cursos de Música por 5 anos. Tem experiência na área de Performance Musical, com ênfase em Instrumentação Musical e Musicologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: viola de arame, memória musical brasileira, violão, música barroca e música antiga. Membro do NoMaDH - Núcleo de Musicologia e Desenvolvimento Humano certificado pelo CNPq.

Sexta-feira, 12 de maio de 2017
Prédio de Letras USP, sala 167
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP
A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.