Foto:
Bionote:
Possui graduação em Línguas Neo Latinas Português e Francês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1973), mestrado em Letras: Linguística, pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (1992). Obteve Pós-doutoramento na EHESS -Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris-França) em 1999. Foi Professor Adjunto da UFRJ no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica de 1993 a 2003. Deste ano até 2006 foi Professor Colaborador do mesmo Programa. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Linguística da USP (Graduação e Pós-Graduação). Sua pesquisa se situa na interface entre Linguística, Semiótica e Psicanálise. Principais publicações: (a) Inconsciente et verbum. Psicanálise, semiótica, ciência, estrutura. São Paulo: Humanitas, 2000, 394pp.; (b) Inconsciente & Sentido. Ensaios de Interface. Psicanálise, Linguística, Semiótica. São Paulo: Annablume, 2009, 194pp.