International FAPS - março 2018 - Maria Giulia Dondero

International FAPS

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
02/03/2018, 14h00, Prédio de Letras USP, sala 266

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| Maria Giulia Dondero|

Os discursos sincréticos: suportes e sintaxes. Da fotografia escrita e pintada aos graffiti de São Paulo

por Maria Giulia Dondero (Fonds National de la Recherche Scientifique/Université de Liège)

Nossa palestra, que toma por objeto os discursos sincréticos, terá três etapas. A primeira é sobre certas premissas teóricas e metodológicas das noções de suporte formal e suporte material, e também sobre a associação das sintaxes lineares e tabulares nos enunciados sincréticos. A segunda examinará um corpus de fotografias escritas e pintadas (François-Marie Banier, William Klein) para analisar as relações entre os suportes e os aportes de inscrição em face das escritas e dos gestos pictóricos traçados sobre a foto. Na terceira etapa, focalizaremos um corpus de graffiti localizados nas ruas de São Paulo, nos quais a questão dos suportes e dos cruzamentos sintaxe linear / sintaxe tabular é tratada de outra maneira que nas fotos escritas e pintadas.

Leituras de apoio:

Dondero, Maria Giulia & Everardo Reyes-García, « Les supports des images : photographie et images numériques » Revue Française des Sciences de l’Information et de la Communication, 9, 2016.

Fontanille, Jacques, « Du support matériel au support formel ». In: L’Écriture entre support et surface, actes réunis par Marc Arabyan et Isabelle Klock-Fontanille, l’Harmattan, coll. Sémantiques, 2005, p. 183-200.

Maria Giulia DonderoNota bio-bibliográfica

Pesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS belga, Maria Giulia Dondero leciona semiótica visual na Universidade de Liège.

Publicou uma centena de artigos em francês, italiano, inglês, espanhol e polonês; já organizou cerca de quinze livros coletivos e números temáticos de revistas sobre a fotografia, a imagem científica e a subjetividade na imagem, entre os quais: L’image peut-elle nier ? (PULg, 2016, avec S. Badir) et Les plis du visuel. Réflexivité et énonciation dans l’image (Lambert Lucas, 2017, avec A. Beyaert-Geslin et A. Moutat). Foi também autora de três livros. De suas obras recentes, cabe destacar: Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique (em colaboração com J. Fontanille, Pulim, 2012; trad. em inglês: The Semiotic Challenge of Scientific Images. A Test Case for Visual Meaning, Ottawa, Legas Publishing, 2014); Sémiotique de la photographie (em colaboração com P. Basso Fossali, Pulim, 2011) — cuja tradução em português será publicada em 2018 —, e Le sacré dans l’image photographique. Études sémiotiques (Hermès, 2009).

Co-fundadora e diretora da revista SIGNATA - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics, Dondero é também co-diretora da coleção de livros Sigilla (Presses Universitaires de Liège). Participa de muitos comitês de periódicos científicos, tais como Actes Sémiotiques, Interfaces numériques, CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Médiation et information (MEI), Texto Livre: linguagem e tecnologia; integra, além disso, o comitê de coleções de obras, como "Clinamen" e "Cultures sensibles".

É a atual secretária geral da International Association for Visual Semiotics (IAVS) e vice-presidente da Association Française de Sémiotique (AFS).

Vários escritos seus estão disponíveis em: https://frs-fnrs.academia.edu/MariaGiuliaDondero

Sexta-feira, 02 de março de 2018.
Das 14h00 às 16h00.
Prédio de Letras USP, sala 266.

O encontro é aberto a todos os interessados. A palestrante falará em francês. Não é necessário inscrever-se previamente.

Organização:
Elizabeth Harkot de La Taille
Norma Discini

Maria Giulia Dondero visita o Brasil em 2018 no âmbito do projeto de pesquisa "Abordagem semiótica do discurso sincrético", financiado pela FAPESP/FNRS, coordenado na Universidade de Liège por ela mesma, e na UNESP Araraquara por Jean Portela, a quem agradecemos pela gentileza da intermediação.