FAPS - abril 2018 - Olga Ferreira Coelho

FAPS - Abril/2018

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
20/04/2018, 14:00, Prédio de Letras USP, sala 266. (cancelado!)

O conhecimento linguístico em manuais de introdução aos estudos da linguagem no Brasil

por Olga Ferreira Coelho (DL-FFLCH-USP)

Pretende-se refletir sobre o papel dos manuais introdutórios no desenvolvimento dos estudos linguísticos no Brasil, partindo-se de sua compreensão como textos para difusão de conhecimentos estabelecidos e para a consolidação institucional de programas de investigação (cf. Swiggers 1991). A franca popularização desse gênero de texto no ambiente de ensino superior (e também no de pesquisa) em Letras e Linguística parece ter trazido impacto não desprezível para a conformação do conhecimento desenvolvido nessas áreas no país, ao menos desde os anos 1950.  A exposição também estará atenta às mudanças verificadas nos modos de composição desses textos e em suas estratégias retórico-discursivas (cf. Murray 1994), levando em conta diferentes contextos de produção e circulação desses produtos.

olga_coelhoNota bio-bibliográfica

Olga Ferreira Coelho é bacharel em Linguística, licenciada em Português (1994), mestre (1998) e doutora (2003) em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado (2010) na Tokyo University of Foreign Studies. É professora do Departamento de Linguística da USP, onde desenvolve projetos de pesquisa na área de Historiografia Linguística. Tem investigado os seguintes temas: processos de institucionalização da área de Letras e Lingüística no Brasil; metalinguagem na tradição gramatical ibérica; história da gramática; história do tratamento do léxico; métodos de descrição das línguas do Brasil. Foi editora da Revista do GEL (2008-2012), coordenou o GT Historiografia da Linguística Brasileira da ANPoLL (2008-2012), foi membro da Diretoria do GEL (2012-2013) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística da USP (2012-2014).

Sexta-feira, 20 de abril de 2018.
Das 14h00 às 16h00.
Prédio de Letras USP, sala 266.

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.