Semiótica Seminal V - nova série - 2018 - Carmo Jr

Semiótica Seminal V – 2018  – José Roberto do Carmo Jr
De 29 de outubro a 01 de novembro, das 14 às 17h, Prédio de Letras USP, sala 212.
** Obs.: Na quinta-feira, dia 01/novembro, a aula ocorrerá na sala 172. **  semioseminal_logo

Hjelmslev hoje

com José Roberto do Carmo Jr (UFPR)

Programa do curso:

1. De Saussure ao Círculo de Viena: a teoria da linguagem como cálculo formal.

2. Forma, substância, matéria, expressão, conteúdo e sentido: uma revisão dos conceitos fundamentais da glossemática.

3. As semióticas conotativas e o lugar da enunciação na teoria da linguagem de Hjelmslev.

4. Hjelmslev, estilo e cultura digital.

Leituras de apoio:

1. José Luiz Fiorin, O projeto hjelmsleviano e a semiótica francesa. Revista Galáxia, n. 5 (2003).

2. L. Hjelmslev – capítulos 7 a 13 dos Prolegômenos a uma teoria da linguagem.

3. L. Hjelmslev – "Entretien sur la théorie du langage", in Nouveaux essais, pp. 69-86.

Inscrições somente até 20/outubro : clique aqui para preencher e enviar seu formulário   – Inscrições encerradas.
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Quem comparecer a, no mínimo, três das quatro tardes terá direito a um certificado de presença.

Visitar o Álbum de fotografias do curso     new!

| Assistir aos vídeos das aulas – brought to you by Ges-Usp Media, Inc.™  |    breaking news!

ze_roberto_carmo_jrEstudioso da teoria glossemática de Louis Hjelmslev, membro fundador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo, José Roberto do Carmo Jr é professor Adjunto do Curso Superior de Tecnologia em Luteria da UFPR em Curitiba, Paraná. Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP sob a orientação de Luiz Tatit,  é autor do livro Da voz aos instrumentos musicais (São Paulo, 2005) e co-organizador dos volumes Linguagens na Cibercultura (com Lucia Teixeira. São Paulo, 2014) e Sémiotique de la musique (com Per Aage Brandt. Liège, 2015). Fez estágios de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2010), na University of Cambridge (2011) e na Université de Liège (2012).

De 29 de outubro a 01 de novembro de 2018
Sala 212 do prédio de Letras USP