Ensino e letramento: contribuições da semiótica discursiva à Educação Básica

(DL-FFLCH-USP)
Grupo de Estudos Semióticos

Ministrante:
Profa. Dra. Eliane Soares de Lima (pós-doutoranda, DL-FFLCH-USP)

Público-alvo:
Professores da educação básica e interessados em geral.

Ementa do curso:
O estudo dos textos no âmbito escolar, e mesmo fora dele, ocupa um papel de suma importância porque, não se prendendo a uma disciplina específica, mas a todas elas, define a capacidade do aluno de lidar tanto com os conteúdos que lhe são transmitidos, quanto com as práticas sociais de interação discursiva nas quais circulam esses enunciados. Assim, as habilidades de produção e interpretação de textos, qualquer que seja o gênero em questão, fazem parte de uma prática de letramento interdisciplinar, que, ao ser bem desenvolvida, age positivamente na formação intelectual e cidadã dos alunos. A ideia é, então, oferecer aos participantes do curso um aparato teórico-metodológico que não só colabore com sua própria formação de educador, mas os auxilie também nas atividades cotidianamente desenvolvidas em sala de aula. Dessa forma, sempre em diálogo com as diretrizes curriculares nacionais para o ensino na Educação Básica, teoria e prática serão trabalhadas de maneira conjunta durante todo o curso. Importa, por meio de uma transposição didática adequada do discurso científico da Semiótica, aumentar a proficiência de leitura dos participantes nas várias práticas comunicativas e, ao mesmo tempo, demonstrar a produtividade das proposições metodológicas da teoria para o tratamento em sala de aula de questões como: a produção de sentidos; as estratégias enunciativas e a manipulação discursivo-textual; o texto não como uma soma de frases, mas um todo organizado de sentido; a convocação sensível-inteligível e o gerenciamento do fluxo de atenção; os procedimentos de textualização e discursivização; as diferenças entre linguagem utilitária e linguagem estética; o desenvolvimento da capacidade de abstração; a intencionalidade discursiva (e não a ingênua “intenção do autor”); os contratos fiduciários que caracterizam as interações previstas nos diferentes gêneros discursivos e a sua força coercitiva na produção dos enunciados. Essas problemáticas, se bem trabalhadas na prática didática cotidiana, permitirão ao aluno adquirir a autonomia e a competência necessárias para operar proficientemente com estratégias de leitura e, a partir daí, também de escrita, nas mais diferentes circunstâncias que envolvam atos de interação com textos dos mais variados gêneros discursivos.

Objetivos:
Proporcionar aos interessados uma perspectiva teórico-metodológica que os auxilie numa concepção mais específica e “letradora” das atividades de produção e interpretação dos vários tipos de textos.

Carga horária: 18 h/a.

Horário:
Encontros semanais, às quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, num total de seis aulas, entre 04/abril e 30/maio de 2019.

Local de realização:
Prédio de Letras da USP, sala 209, Cidade Universitária.

Valor da inscrição:
Curso gratuito.

Período de inscrições:
De 18 de março (às 09h00) a 02 de abril de 2019 (às 23h59)
Para inscrever-se: Serviço de Cultura e Extensão FFLCH-USP

O curso é promovido pelo Departamento de Linguística e pelo Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP.

:. contato dos organizadores