FAPS - maio 2019 - Bruna Paola Zerbinatti

Sexta-feira, 24/05/2019, 14h00, Prédio de Letras USP, sala 208.

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
Bruna Paola Zerbinatti |

O Ritmo da Semiótica à Psicanálise: sentido e psiquismo

por Bruna Paola Zerbinatti (Pós-doc IP-USP)

Ritmo é um conceito trabalhado em Semiótica em diferentes vertentes. É possível encontrar o ritmo como Gestalt, como esquema e como tensividade. Conceber o ritmo como tensividade, a partir de Claude Zilberberg, corresponde a pensar nas oscilações de tensão do sujeito, considerando uma dimensão afetiva. Neste ponto, é possível fazer uma aproximação com a Psicanálise, também preocupada com os afetos e que trata esta “tensão” como “pulsão”. Pretendemos então estabelecer pontes entre o ritmo tensivo e o ritmo na psicanálise, este último ligado às relações primárias mãe/bebê e à ideia de simbolização, utilizando principalmente autores como Victor Guerra e René Roussillon.

bruna_zerbinattiGraduada, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo sob a orientação de Luiz Tatit, Bruna Paola Zerbinatti realizou suas pesquisas na área de Semiótica e Linguística Geral. É psicanalista, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Trabalhou como docente e supervisora do Núcleo de Formação Permanente - psicanálise com crianças do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos). Está em curso seu estágio de pós-doutoramento no Instituto de Psicologia da USP. Atua também como psicanalista e supervisora em consultório particular, atendendo crianças e adultos.

Sexta-feira, 24 de maio de 2019
Prédio de Letras USP, sala 208
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

Fotos da palestra de Bruna Zerbinatti   new!

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.