Semiótica Seminal VII - nova série - setembro 2019 - Diana Luz

Semiótica Seminal VII – 2019  – Diana Luz Pessoa de Barros
De 23 a 26 de setembro, das 14 às 17h, Prédio de Letras USP, sala 107. semioseminal_logo

Áudios, fotos e vídeos disponíveis!

Teoria e prática semióticas: quatro rumos

com Diana Luz Pessoa de Barros (Professora Emérita FFLCH-USP / Mackenzie)

Programa do curso:

1. Estudos da narrativa e regimes de interação.
2. Actantes e atores da enunciação.
3. Texto e plano da expressão: sincretismo, semissimbolismo.
4. Semiótica e estudos da sociedade.

Inscrições: De 20/agosto a 20/setembro   –   Clique aqui para se inscrever   Vagas preenchidas. Inscrições encerradas.
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Os inscritos que comparecerem a, no mínimo, três das quatro tardes terão direito a um certificado de presença.

Visitar o álbum de fotografias do curso   new!

| Gravação das aulas em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |   new!

| Dia 23/09 1a parte | Dia 23/09 2a parte |
| Dia 24/09 1a parte | Dia 24/09 2a parte |
| Dia 25/09 1a parte | Dia 25/09 2a parte |
| Dia 26/09 1a parte | Dia 26/09 2a parte |

Ver a playlist com os quatro vídeos do curso – brought to you by Ges-Usp Media, Inc. ™  breaking news!

diana_luzEx-aluna de A. J. Greimas e de Bernard Pottier, Diana Luz Pessoa de Barros é professora titular (aposentada) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP, Brasil, e professora do Centro de Comunicações e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Obteve o título de mestre na Universidade de Paris III (França, 1971) e os de doutor, adjunto, livre-docente e titular na Universidade de São Paulo (1976, 1985, 1988 e 1997). Em 2017, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo - USP. Realizou estágio de pós-doutoramento na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, França, em 1976/1977, 1988/1989 e em 1995. Obteve bolsa do governo francês em 1970/1971 (para o Mestrado), do CNPq, em 1988/1989 (para pós-doutoramento na França) e da FAPESP, em 1995 (para pós-doutoramento na França). Ministra aulas de Linguística na pós-graduação das duas Universidades e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado. Dois de seus orientandos ganharam o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, de melhores dissertação e tese do ano, em 1998 e 2002, dois outros receberam menção honrosa da CAPES, em concurso de teses (2006 e 2012), e outro ainda o prêmio de melhor tese na área de Artes, Letras e Linguística na Comemoração dos 100 mil títulos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, em 2011. Foi Secretária Geral da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL (2008-2014), membro da comissão da FILLM - UNESCO, presidente da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN (1991 / 1993), membro da Junta Diretora da ALFAL (1993-1999), membro do Conselho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL (2000 / 2002). Em 1997-1998 e 2006-2009, foi representante da área de Linguística no Comitê de Letras e Linguística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi professora visitante na Universidad de Los Andes, em Mérida, na Venezuela, em 1991 e em 2004, e na Universidade de Limoges, na França, em 2006. Foi Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2011 e 2012. Presidiu e organizou vários congressos nacionais e internacionais, sendo o último internacional em 2002, a IX International Conference on the History of Language Sciences - ICHOLS IX. Coordenou, com Eni Orlandi e Sylvain Auroux, o projeto de cooperação internacional História das ideias linguísticas no Brasil: ética e política das línguas, no período de 2000 a 2004. Fez parte também do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, que reúne sociólogos, historiadores, filósofos, antropólogos, teóricos da literatura e linguistas. Nesse Núcleo, coordenou o projeto de pesquisa sobre a intolerância e o preconceito linguístico. Participa do projeto de Estudos da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo (NURC-SP). Desenvolve, com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (pesquisador 1A), o projeto sobre a construção discursiva dos discursos intolerantes. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do discurso e do texto, análise da conversação, estudos da língua falada, semiótica narrativa e discursiva e história das ideias linguísticas.

De 23 a 26 de setembro de 2019
Prédio de Letras USP, sala 107