FAPS - agosto 2022 - Sémir Badir

Sexta-feira, 26/08/2022, 14h00 - horário de Brasília - em presencial com transmissão ao vivo pela internet
Prédio de Letras USP, sala 261

International FAPS

[Cette page en français]

Em torno do livro Pratiques discursives du savoir. Le cas sémiotique

por Sémir Badir (FRS-FNRS, Université de Liège, Bélgica)

Em nosso mais recente livro, desenvolvemos uma investigação a propósito da semiótica. Num movimento de vaivém, entre o estudo de casos e a reflexão teórica sobre os meios requeridos para seu exame, procuramos vislumbrar os problemas de cunho epistemológico encontrados pelos semiólogos, interessando-nos pelos critérios peculiares à constituição e à organização geral dos saberes. Três ângulos de abordagem permitiram compor os recortes.

Em primeiro lugar, o percurso intelectual e institucional de Roland Barthes empresta à semiologia o caráter de uma "aventura", na qual a solidariedade e responsabilidade frente a um projeto de pensamento prevalecem sobre qualquer restrição de pertencimento disciplinar.

Em segundo lugar, a prática reiterada da extrapolação, tanto no que se refere aos objetos da linguística ou aos dos estudos literários, quanto no que diz respeito aos modos de questionamento na filosofia e na sociologia, fez da semiologia um saber sem território nem método fixos.

Por fim, para os semiólogos, o ensaio é uma forma adequada à expressão de um projeto intelectual que se desdobra sem limites predefinidos. O ensaio semiótico se caracteriza por sua tendência a manejar conceitos com a ajuda de diagramas e a lançar mão de objetos singulares para alcançar outros mais abstratos.

:. Visitar o álbum de fotografias do encontro     new!

:. Assistir no YouTube à gravação da palestra em vídeo by Ges-Usp Media, Inc.™     new!

badirPesquisador do FRS-FNRS belga, Sémir Badir (1968) leciona semiótica textual e literária na Universidade de Liège. Seus interesses de pesquisa se concentram nos aspectos epistemológicos das teorias linguísticas e semióticas, que ele desenvolve em particular no coletivo Lttr 13, bem como em modelos conceituais aplicados às formas artísticas.

É autor de cinco livros monográficos: Pratiques discursives du savoir. Le cas sémiotique (Lambert-Lucas, 2022), Magritte et les philosophes (Les Impressions Nouvelles, 2021), Epistémologie sémiotique. La théorie du langage de Louis Hjelmslev (Honoré Champion, 2014), Saussure. La langue et sa représentation (L'Harmattan, 2001) e Hjelmslev (Les Belles-Lettres, 2000; tradução japonesa: Taishukan ed., 2007).

Publicou mais de 150 artigos em francês e inglês, alguns dos quais foram traduzidos para o espanhol, o português, o holandês, o japonês, o russo e o persa. Entre as vinte e cinco obras coletivas e edições especiais de revistas que organizou, incluem-se, publicadas em 2020 ou 2021: "Points aveugles et points borgnes : Quelques réflexions sur l'innovation en sémiotique" Semiotica, n° 234 (com S. Walsh Matthews, L. Hébert, É. Trudel, T. Broden & P. Michelucci, 2020), "Semiótica e Epistemologia" Estudos Semióticos, n° 16.3 (com Carolina Lindenberg Lemos, dezembro de 2020), Médiations visibles et invisibles (com Christine Servais, Éditions Academia, 2021).

Coordenador da coleção editorial "Extensions sémiotiques" na editora Academia (Louvain-la-Neuve, Bélgica), lecionou como professor visitante em várias universidades, incluindo a Unidade de formação em matemática e pesquisa da Universidade de Rennes 1, o Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP), a Escola de Comunicação CELSA da Universidade de Paris-Sorbonne, e o Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade de Limoges. Além disso, Sémir Badir foi diretor administrativo da Unidade de Pesquisa "Traverses" (150 membros) da Universidade de Liège de 2018 a 2021.

Diversos trabalhos seus estão disponíveis em acesso aberto no repositório institucional ORBI, da Universidade de Liège.

Sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro presencial e com transmissão ao vivo pela internet.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - sala 261 das Letras USP Cidade Universitária – São Paulo - SP

Encontro aberto a todos os interessados. O palestrante falará em francês.