Sobre o Ges-Usp

Desde maio de 2001, data de sua fundação, o Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP reúne estudantes de todos os níveis – da Iniciação Científica ao Doutorado – e professores que compartilham o interesse pela semiótica, definida de maneira ampla como teoria geral do sentido e metodologia de análise dos discursos, textos e práticas que o produzem. Reuniões de debates, cursos, simpósios, ciclos de palestras, publicações estão entre as atividades promovidas a cada ano, principalmente – mas não apenas – na Universidade de São Paulo. Entre as iniciativas do grupo: o FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - desde 2003; o LabOrES - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos - desde 2007; o LabOrino, com leitura e discussão de textos de base em semiótica; o miniENAPOL de Semiótica, encontro anual sobre as pesquisas em andamento na área; o Seminário de Semiótica na USP, a cada dois anos agrupando pesquisadores dos quatro cantos do Brasil; a série de cursos Semiótica Seminal. O Ges-Usp criou e mantém ativo, desde 2005, o periódico on-line Estudos Semióticos, uma das raras revistas especializadas, que acaba de ultrapassar a casa dos quinhentos trabalhos publicados. Tendo seu núcleo no curso de Letras (Departamento de Linguística), onde surgiu, o grupo vem trabalhando sobretudo com os desenvolvimentos atuais da semiótica originária da Escola de Paris, criada na década de 1960 pelo estudioso lituano Algirdas Julien Greimas e equipe, e consideravelmente transformada desde então. Livre, porém, de qualquer ortodoxia, o Ges-Usp se abre à investigação semiótica na acepção mais abrangente, acolhendo a diversidade de tendências que caracteriza hoje esse campo de estudos.

Muitos têm sido os pesquisadores, do país e do exterior, a colaborar com o Ges-Usp ao longo do tempo, proferindo palestras ou ministrando cursos. Entre eles, em diferentes momentos: Driss Ablali (Metz), Juan Alonso (Paris 5), Ruth Amossy (Tel Aviv), Michel Arrivé (Paris 10), Sémir Badir (Liège), Daniele Barbieri (Bolonha), Denis Bertrand (Paris 8), Anne Beyaert-Geslin (Bordeaux), Amir Biglari (Paris), Étienne Bimbenet (Lyon 2), Per Aage Brandt (Aarhus / Case Western), Thomas Broden (Purdue), Lorenzo Cigana (Copenhague), Jacques Coursil (Aachen), Ivan Darrault-Harris (Limoges), Maria Giulia Dondero (Liège), Verónica Estay Stange (Sciences-Po, Paris), Irène Fenoglio (ENS, Paris), María Isabel Filinich (Puebla), Jacques Fontanille (Limoges), Manar Hammad (Paris 3), John E. Joseph (Edimburgo), Nedret Öztokat Kılıçeri (Istambul), Sungdo Kim (Seul), Jean-Marie Klinkenberg (Groupe μ, Liège), Isabelle Klock-Fontanille (Limoges), Evangelos Kourdis (Tessalônica), Mariana Larison (Buenos Aires), Patrice Maniglier (Paris), Francesco Marsciani (Bolonha), Audrey Moutat (Limoges), Herman Parret (Leuven), François Provenzano (Liège), Óscar Quezada (Lima), Franciscu Sedda (Cagliari), Marianne Simon-Oikawa (Paris), Nick Sousanis (San Francisco), Pierre Swiggers (Leuven), Claude Zilberberg (Paris), Alessandro Zinna (Toulouse).

No correr dos anos, registramos várias dessas e de outras participações em nossos tradicionais álbuns de fotografias. As fotos mais recentes estão na página Facebook do grupo. Vale a pena conferir também as atualizações no perfil Instagram do Ges-Usp.

Em 2018, tivemos, entre vários outros convidados, intervenções de Ruth Amossy (Tel Aviv) e Maria Giulia Dondero (FRS/FNRS, Liège, Bélgica), de quem tivemos palestras também em 2019. O ano de 2018 foi marcado, além disso, pelo retorno da série Semiótica Seminal, que ofereceu dois cursos breves (professores José Luiz Fiorin e José Roberto do Carmo Jr). A Ges-Usp Media, Inc. ™ criou, em novembro daquele ano, nosso canal no YouTube, no qual vamos difundindo, progressivamente, palestras e cursos gravados em vídeo.

Em 2021, o Ges-Usp completou, portanto, vinte anos de trabalhos em prol da semiótica no Brasil. O marco foi comemorado em novembro na nona edição do Seminário de Semiótica na USP, cujos registros em vídeo podem ser consultados aqui: primeira parte e segunda parte.

A temporada 2023 marca os vinte anos de atividade contínua do FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas, que conta agora com a coordenação da professora Renata Mancini.

Coordenação geral dos trabalhos do Ges-Usp:

Elizabeth Harkot de La Taille
Renata Mancini   new!