FAPS - março 2023 - Ekaterina Vólkova Américo

Sexta-feira, 31/03/2023, 14h00, via Google Meet.

Iúri Lotman e a semiótica do cinema

por Ekaterina Vólkova Américo (Universidade Federal Fluminense - UFF)

Em 2022, celebramos o centenário do semioticista e historiador da cultura Iúri Lotman (1922-1993). Um dos conceitos centrais desenvolvidos por Lotman é o de semiosfera, a esfera dos sentidos. As zonas fronteiriças da semiosfera são responsáveis pela interação com outras semiosferas, processo que resulta no surgimento de novas linguagens da cultura e, entre elas, o cinema. O ensaio "Sobre a natureza da narrativa cinematográfica", de 1993, é um dos últimos trabalhos de Lotman, que concentra suas reflexões sobre a arte cinematográfica, tema ao qual ainda em 1973 o semioticista havia dedicado o livro A semiótica do cinema e os problemas da estética cinematográfica (na tradução lusitana, Estética e semiótica do cinema). Segundo Lotman, a arte cinematográfica imita a estrutura de uma língua natural e, portanto, é uma arte essencialmente narrativa que elabora sua própria linguagem (cinelinguagem). Dentro de uma obra cinematográfica, vista como um texto, é possível destacar frases, tempos verbais e até mesmo rimas e anáforas. Lotman aponta ainda a dualidade complexa do enredo cinematográfico, composto por duas camadas: a "literária" – recontável em palavras e que, em certo sentido, coincide com o roteiro – e a camada puramente cinematográfica, que pode ser imaginada visualmente, mas não pode ser re-expressa em palavras.

ekaterina_volkovaEkaterina Vólkova Américo é professora de Língua e Literatura Russa da Universidade Federal Fluminense. Integra o Centro de Estudos Asiáticos (UFF), o Grupo de Pesquisa Diálogo (USP), o Núcleo Tradução e Criação (UFF). Áreas de atuação: literaturas em língua russa; semiótica da cultura; estudos da tradução.

Sexta-feira, 31 de março de 2023
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

Encontro aberto a todos os interessados.