FAPS - novembro 2023 - Paolo Demuru

Sexta-feira, 24/11/2023, 14h00, em modo presencial na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Mindlin.

Semiótica da desinformação: problemas e propostas

por Paolo Demuru (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

A presente conferência busca compreender a arquitetura discursiva da desinformação online, desvendando seus mecanismos internos e o modo como ela mobiliza e articula linguagens, técnicas retóricas e recursos comunicacionais de natureza diversa. Para tanto, partimos das duas macro-categorias proposta por Algirdas J. Greimas em seus estudos seminais sobre o discurso veridictório: a camuflagem objetivante e a camuflagem subjetivante. No primeiro caso, elabora-se um discurso que mascara a presença do sujeito da enunciação, ganhando, assim, um estatuto de realidade e objetividade. No segundo caso, o sujeito da enunciação insere-se explicitamente no enunciado. Temos, aqui, o discurso de um Eu que se apresenta como fiador de uma suposta Verdade. Desdobrando tais raciocínios, postulamos o desdobramento de cada uma das camuflagens em três subcategorias, a saber: os procedimentos, os gêneros e os atores. Haverá, assim, procedimentos, gêneros e atores diversos para cada uma das duas camuflagens.

Paolo Demuru (Sassari, Sardenha, 1981) é Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna, Itália, e em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-presidente da Associação Brasileira de Semiótica. Foi coordenador do Grupo de Trabalho Práticas Interacionais, linguagens e produção de sentido na comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2021-2023). Autor do livro Essere in gioco. Calcio e cultura tra Brasile e Italia (Bononia University Press, 2014) e de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais. Atualmente desenvolve pesquisas, em parceria com estudiosos europeus e latino-americanos, sobre a linguagem e as práticas discursivas do populismo digital do século XXI, as teorias da conspiração e outras estratégias de desinformação.

Sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro presencial - sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Mindlin, campus da USP Butantã

Encontro aberto a todos os interessados.

O FAPS de novembro ocorre conjuntamente com a décima edição bienal do Seminário de Semiótica na USP, ambos em modo presencial na Biblioteca Brasiliana Mindlin, manhã e tarde da sexta-feira, 24/novembro/2023.