FAPS - abril 2024 - Denis Bertrand

Sexta-feira, 26/04/2024, 14h00 - horário de Brasília - presencial na sala 107 do prédio de Letras USP e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Ges-Usp

International FAPS

[Cette page en français]

Imanência semiótica e experiência viva: um percurso de semioticista

por Denis Bertrand (Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis; Nouveau Collège d'études politiques, Paris 8/Paris Nanterre)

São prestigiosas as referências do gênero "autobiografia intelectual" : Lévi-Strauss em seus Entretiens com G. Charbonnier (1961), Greimas em "Essai d'autobiographie intellectuelle" (1985, in Du sens en exil, 2017), Dumézil em seus Entretiens com D. Éribon (1987), Ricœur em Réflexion faite (1995), Bourdieu em Esquisse pour une auto-analyse (2004) e tantos outros. Faremos, de nossa parte, uma sóbria tentativa de incursão no gênero, relatando um percurso semiótico que, iniciado às margens do rio Mekong na década de 1970, foi a seguir se desenvolvendo em associação com Greimas, em diversas instituições, primeiramente centrado na teoria literária e, mais tarde, na análise dos discursos sociais e políticos. Nosso fio condutor consistirá em uma indagação sobre as relações entre o princípio de imanência – núcleo de uma teoria de origem estrutural – e a experiência viva, inevitável encarnação do sujeito. Afinal, como escreveu Greimas, é "impossível separar o território intelectual da história das vivências sensíveis de um indivíduo" (Du sens en exil, p. 17).

Ex-orientando de A. J. Greimas, Denis Bertrand é professor emérito de Literatura Francesa e Semiótica do discurso na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e no Nouveau Collège d'études politiques (Paris 8/Paris Nanterre). Foi presidente da Association Française de Sémiotique. Suas pesquisas incidem sobre os discursos estéticos, sociais e políticos. Autor do livro Caminhos da semiótica literária (Bauru, SP: EDUSC, 2003, trad. Grupo CASA), organizou mais recentemente, no campo da zoossemiótica, La parole aux animaux. Conditions d’extension de l’énonciation (2018, Fabula), La sfera umanimale. Valori, Racconti, Rivendicazioni (2019, Meltemi), Existences collectives. Perspectives sémiotiques sur les formes de la sociabilité animale et humaine (2023, Fabula), Viande(s). Stéréotypies sémiotiques et inquiétude culturelle (no prelo: 2024, L'Harmattan). Também no prelo: Mystique et politique (coletivo, 2024, Semiotica). Em 2019 saiu pela editora Lambert-Lucas, em sua homenagem, a obra coletiva Sens à l'horizon ! .

Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro em modo híbrido: presencial na sala 107 do prédio de Letras, campus da USP Butantã, e com transmissão ao vivo pelo canal YouTube do Ges-Usp.

O encontro é aberto a todos os interessados. O palestrante falará em francês.