Palestra de Maria Giulia Dondero - 19 abril 2024

Palestra Maria Giulia Dondero
19/04/2024, 14h00, sala 107 do prédio de Letras USP

Palestra de Maria Giulia Dondero
(FRS-FNRS, Université de Liège, Bélgica)

Théories de l’énonciation et Intelligence Artificielle

Palestra da professora Maria Giulia Dondero na USP, em modo presencial, que será realizada na sala 107 - Prédio das Letras/FFLCH - Cidade Universitária, Butantã.

| Gravação em vídeo da palestra, by Ges-Usp Media, Inc.™ |   new!

donderoPesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS belga, Maria Giulia Dondero leciona semiótica visual na Universidade de Liège, onde desenvolve suas investigações sobre o estatuto das imagens, em especial nos domínios científico, artístico e religioso.
Em periódicos avaliados pelos pares, publicou mais de sessenta artigos em francês, italiano, inglês, espanhol e polonês; já organizou cerca de quinze livros coletivos e números temáticos de revistas sobre a fotografia, a imagem científica e a subjetividade na imagem. De seus livros recentes, cabe destacar: L'image peut-elle nier ? (organizadora, com Sémir Badir. Presses Universitaires de Liège, 2016), Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique (em colaboração com J. Fontanille, Limoges, 2012; trad. em inglês: The Semiotic Challenge of Scientific Images. A Test Case for Visual Meaning, Ottawa, Legas Publishing, 2014; Semiotica della fotografia. Investigazioni teoriche e pratiche di analisi, 2006, 2008 (em colaboração com Pierluigi Basso, Rimini, Guaraldi; trad. em francês: Sémiotique de la photographie, Limoges, PULIM, 2011) e Le sacré dans l’image photographique. Études sémiotiques (Paris, 2009).

Co-fundadora e diretora da revista SIGNATA - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics, Dondero é também co-diretora da coleção de livros Sigilla (Presses Universitaires de Liège) e, na Université de Liège, uma das coordenadoras do Centre de Sémiotique et Rhétorique. Participa de muitos comitês de periódicos científicos, tais como Actes Sémiotiques, Interfaces numériques, CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Texto Livre: linguagem e tecnologia; integra, além disso, o comitê de coleções de obras, como "Clinamen" e "Cultures sensibles".
É a atual presidente da International Association for Visual Semiotics (IAVS) e diretora de internacionalização da Association Française de Sémiotique (AFS).

Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Das 14h00 às 16H00
Prédio de Letras USP, sala 107
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra, que será proferida pela convidada em francês, é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.