FAPS - maio 2024 - Fred Andersson

Sexta-feira, 24/05/2024, 14h00 - horário de Brasília - em modo remoto via Google Meet

International FAPS

[This page in English]

A relação próxima e problemática entre Semiótica Visual e História da Arte

por Fred Andersson (Åbo Akademi, Finlândia)

Quando a semiótica foi estabelecida como uma metodologia viável e coerente para historiadores da arte na esfera culturalmente dominante anglófona, foi por meio dos esforços de pessoas como Mieke Bal, Norman Bryson e Rosalind Krauss. Eles preferiam modelos explicativos estruturais ou convencionalistas e rejeitavam o que viam como um viés "perceptualista" nos primeiros escritos sobre história da arte, mais baseados em arquivos ou "empíricos". Tendo parte de sua inspiração em textos-chave da Kunstwissenschaft alemã e do Formalismo russo que se tornaram cada vez mais disponíveis em tradução para o inglês, eles tendiam, no entanto, a negligenciar ou minimizar a importância de estudiosos que fizeram contribuições significativas para a semiótica da arte visual a partir de uma posição empirista ou pragmatista – por exemplo, Meyer Schapiro (1904-1996). Representantes dessa geração de "nova história da arte" de historiadores da arte anglófonos também permaneceram notavelmente silenciosos em relação ao desenvolvimento paralelo da semiótica visual em círculos francófonos e outros não anglófonos.

Em minha palestra para o seminário GES em São Paulo, eu gostaria de demonstrar como a identificação de um sistema visual secundário ou semi-simbólico denominado "linguagem plástica" (langage plastique) nos trabalhos (às vezes conflitantes) da escola francófona de Greimas e do Groupe µ pode ser produtivamente conectada às análises anteriores de Meyer Schapiro sobre a arte eclesiástica medieval e as convenções pictóricas. Meu objetivo também é oferecer algumas qualificações para o que considero ser minha tese principal: que muitos modelos propostos para entender a semiótica visual ainda sofrem de um viés apriorístico e cultural que deve ser resolvido por meio do diálogo interdisciplinar, e que uma perspectiva promissora para a semiótica visual está em aproximá-la do que Hans Belting chamou de "uma antropologia das imagens".

Referências

Andersson, F. (2023). Sensory Qualities as Signs? Meyer Schapiro as a Pioneer of the Semiotics of ‘Visual Form’. Semiotika, 18, 199-235. Disponível em https://doi.org/10.15388/Semiotika.2023.7

Fontanille, J. (2023). Archéologie et anthropologie de la dimension plastique des sémiotiques visuelles. En hommage à Jean-Marie Floch. Estudos Semióticos, 19 (2), 87-120. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.207670

Fred Andersson é Professor Associado de História da Arte e Estudos Visuais na universidade de língua sueca Åbo Akademi, na cidade medieval de Turku (ou Åbo), na Finlândia (veja a foto). Descendente de uma família de pequenos agricultores na costa oeste da Suécia – onde ele ainda administra a fazenda da família –, ele frequentou a universidade nas cidades suecas de Karlstad e Lund, obtendo um doutorado em história da arte na Universidade de Lund em 2008. No mesmo ano, ele foi convidado a organizar um programa interdisciplinar de graduação em Estudos Visuais na Åbo Akademi. Ainda dirigindo o mesmo programa, ele agora ocupa uma posição permanente como professor titular de Estudos Visuais, com o título de Chefe do departamento. Andersson publicou amplamente em sueco e inglês desde o início dos anos 1990, tanto como crítico de arte e curador de museu na Suécia quanto como acadêmico na Finlândia. Traduções de seus artigos foram publicadas em japonês e português. Ele é membro do conselho editorial da Nordic Review of Iconography e do comitê para relançamento do jornal da AISV, Visio. Sua tese de doutorado em 2008, supervisionada por Göran Sonesson e pelo historiador da arte Jan-Gunnar Sjölin, foi uma tentativa de combinar a história da arte com a metodologia semiótica na análise de um trabalho artístico individual na Suécia. Seus projetos de pesquisa/escrita mais recentes dizem respeito a funções ideológicas da crítica de arte, semiótica social e cultural aplicada à arte política e modernismo estético como intermedialidade. A revista online Nueva Sociedad publicou, em maio de 2023, uma entrevista sua a respeito da tradição iconográfica dos movimentos de esquerda, no cenário internacional.

Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro em modo remoto via Google Meet.
Clique aqui para inscrever-se e receber o link.

O encontro é aberto a todos os interessados. O palestrante falará em inglês.