FAPS – Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
Sexta-feira/Vendredi, 29/11/2024, 14h00 - horário de Brasília - em modo remoto via Google Meet
International FAPS
Semiótica visual. O formato das coisas
por Tiziana Migliore (Università degli Studi di Urbino Carlo Bo)
Desde que Greimas (1984) elaborou seu método de análise e ofereceu certas bases aos pesquisadores de várias disciplinas para descrever e compreender as significações de grandezas figurativas e abstratas, a semiótica visual tem trilhado um longo caminho. A importância da textura e dos materiais foi salientada, após Greimas, pelo Groupe µ (1992), pondo em colaboração a semiótica e a retórica. Mais tarde, um dos mínimos epistemológicos da disciplina, a relação entre sema e soma, favoreceu a passagem de uma semiótica visual a uma semiótica do visível, apta a examinar os fenômenos que se fazem perceber, não por meio de canais sensoriais separados, e sim pelo "corpo inteiro". A luz (Fontanille 1995) e o suporte (Fontanille 2005) acabaram sendo incluídas, dessa maneira, na "caixa de ferramentas" do método analítico.
Sendo a semiótica uma work in progress que "renova suas forças com o uso" (Fabbri 1986), empreendemos recentemente um retorno ao conceito de "forma", acrescentando a essa ferramentaria as categorias métricas, reunidas sob o termo "formato" (Migliore, Colas-Blaise 2022). Nesta exposição, propomos explorar as manifestações do formato — tamanho, volume, massa, peso, escala — e os efeitos de sentido delas decorrentes.
Tiziana Migliore é professora associada de Semiótica na Università degli Studi di Urbino "Carlo Bo" e secretária geral da Associação Internacional de Semiótica - AIS/IASS. Publicou os livros La parola trasformatrice. Strutture, enunciazione, intersoggettività (2023), I sensi del visibile. Immagine, testo, opera (2018), Miroglifici: figura e scrittura in Joan Miró (2011), Biennale di Venezia. Il catalogo è questo (2012), além de mais de oitenta artigos científicos em periódicos italianos e internacionais. Organizou vários volumes coletivos, entre os quais: Cura del senso e critica sociale. Ricognizione della semiotica italiana (com Gianfranco Marrone, 2022); Semiotica del formato. Misure, peso, volume, proporzioni, scala (com Marion Colas-Blaise, 2022); Images of Europe. The Union between Federation and Separation (com Francesco Mangiapane, 2021); The Architecture of Babel. Creation, Extinctions and Intercessions in the Languages of the Global World (com Paolo Fabbri, 2011). Secretária científica do Centro Internacional de Ciências Semióticas "Umberto Eco" da Universidade de Urbino, ela é ao mesmo tempo a vice-presidente e tesoureira da Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV-IAVS).
Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro em modo remoto via Google Meet.
Clique aqui para inscrever-se e receber o link.
O encontro é aberto a todos os interessados. A palestrante falará em francês.