FAPS 2017 - Carolina Tomasi

02/06/2017, 14h00, sala 261, Prédio de Letras USP

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| A semiótica tensiva e a confluência entre o intensivo e o extensivo de Hjelmslev e a "energia" do implicado e do explicado de Deleuze |

Resumo:

Discutiremos a utilização dos termos intenso/extenso, intensivo/extensivo, intensidade/extensidade, tendo em vista o quadro teórico da semiótica tensiva de Zilberberg (2006a, p. 215-216; 2011a, p. 258-260). O objetivo é demonstrar como a proposta tensiva, diante das reflexões do pós-estruturalismo, consegue relacionar a intensidade e a extensidade, reaproveitando o modelo de Hjelmslev, voltado para a extensão, e o modelo de Deleuze (2006, p. 314-315), voltado para a energia.

Carolina Tomasi. Atualmente, pós-doutoranda (SeDi-UFF-PNPD-CAPES), sob a supervisão da Profa. Dra. Lucia Teixeira (SeDi-UFF), com projeto intitulado "ESTATUTO SEMIÓTICO DO OBJETO ESTÉTICO: ENTRE ESTATICIDADE E DINAMICIDADE". Pós-doutora (CAPES-PNPD-FFLCH-DL, 2015-2016), Doutora em Linguística (CNPq-2014), Mestre em Linguística (CNPq-2011) e graduada (2003) em Letras pela Universidade de São Paulo. Em 2010, frequentou os cursos de Semiótica, Filosofia da Linguagem e de "Résumé (Hjelmslev)", ministrados pelo Prof. Dr. Romeo Galassi na Università di Padova. Atuou um ano e meio como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio, na Escola EEPG Guimarães Júnior em Ribeirão Preto (SP). Além disso, trabalhou durante 12 anos com Produção Editorial, produzindo texto de metodologia científica e de linguística. Sua pesquisa é interdisciplinar: compreende Linguística, Semiótica e Artes Plásticas e tem como objeto a investigação da semiótica do signo estético. Desde 2007, é membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP); pertence à comissão editorial da Revista de Estudos Semióticos da USP. Atualmente, é editora adjunta da Revista Estudos Semióticos da USP e é parecerista das revistas Texto Livre e CASA (Cadernos de Semiótica Aplicada). Nota: Primeiro lugar na bolsa de doutorado (2011). Mestrado publicado na área de Semiótica e estética visual das HQs (2012-Editora Atlas).

Sexta-feira, 02 de junho de 2017
Das 14h00 às 15h30
Prédio de Letras USP, sala 261

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.