Semiótica Seminal

semioseminalA série Semiótica Seminal oferece cursos breves sobre pontos em debate nas teorias semióticas de hoje. Seu objetivo é contribuir para uma formação complementar dos participantes: alunos de Graduação, Pós-graduação e todos os interessados nos tópicos abordados em cada curso. Foi em 2006 que pela primeira vez o Ges-Usp pôde promover um ciclo de conferências com o auxílio do programa Pró-Eventos da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Três ciclos pioneiros foram realizados entre 2006 e 2009. A semana "Semiótica: iniciação teórico-prática", ministrada pela professora Lucia Teixeira (UFF, Niterói, RJ), inaugurou, assim, o projeto. Em 2007, a professora Kati Caetano (UTP, Curitiba, PR) ofereceu o ciclo "Do verbal à visualidade: perspectiva semiótica". A série teve prosseguimento com as conferências de Renata Mancini (UFF, Niterói, RJ), sob o título "Questões contemporâneas em semiótica. A tensividade e o acontecimento", em maio de 2009. No ano de 2018, sem o hoje extinto programa Pró-Eventos, o Ges-Usp lançou em grande estilo a nova série, com o curso do professor José Luiz Fiorin sobre a enunciação e a argumentação consideradas pelo prisma semiótico. Desde então, um novo curso foi oferecido a cada semestre até a eclosão da pandemia Covid.

Coordenação geral da série Semiótica Seminal entre 2006 e 2009:

Elizabeth Harkot de La Taille
Waldir Beividas

Coordenação geral da nova série desde 2018:

Eliane Soares de Lima

Preparação e difusão dos vídeos no YouTube:

Daniel Carmona Leite, Rafael Alberto Alves dos Santos

Próxima edição

Semiótica Seminal VIII - nova série - Silvia Maria de Sousa - de 15 a 17 de abril de 2020   [epidemia coronavírus] CANCELADO

Edições realizadas

Semiótica Seminal VII – nova série – Diana Luz Pessoa de Barros - de 23 a 26 de setembro de 2019   –   fotos e vídeos disponíveis

Semiótica Seminal VI – nova série – Matheus Nogueira Schwartzmann - de 22 a 24 de abril de 2019   –   fotos e vídeos disponíveis