Semiótica Seminal

semioseminalA série Semiótica Seminal oferece cursos breves sobre pontos em debate nas teorias semióticas de hoje. Foi em 2006 que pela primeira vez o Ges-Usp pôde promover um ciclo de conferências com o auxílio do programa Pró-Eventos da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Três ciclos pioneiros foram realizados entre 2006 e 2009. A semana "Semiótica: iniciação teórico-prática", ministrada pela professora Lucia Teixeira (UFF, Niterói, RJ), inaugurou, assim, o projeto. Em 2007, a professora Kati Caetano (UTP, Curitiba, PR) ofereceu o ciclo "Do verbal à visualidade: perspectiva semiótica". A série teve prosseguimento com as conferências de Renata Mancini (UFF, Niterói, RJ), sob o título "Questões contemporâneas em semiótica. A tensividade e o acontecimento", em maio de 2009. Neste ano de 2018, sem o hoje extinto programa Pró-Eventos, o Ges-Usp lança em grande estilo a nova série, com as conferências do professor José Luiz Fiorin sobre a enunciação e a argumentação consideradas pelo prisma semiótico. A nova série é destinada aos estudantes de Graduação, Pós-Graduação e todos os interessados nos tópicos abordados em cada curso.

Coordenação geral da série Semiótica Seminal entre 2006 e 2009:

Elizabeth Harkot de La Taille
Ivã Carlos Lopes

Coordenação geral da nova série:

Eliane Soares de Lima

Próxima edição

Semiótica Seminal V – nova série – José Roberto do Carmo Jr - de 29 de outubro a 01 de novembro de 2018   new!

Edições realizadas

Semiótica Seminal IV – nova série – José Luiz Fiorin - de 08 a 11 de maio de 2018   –   áudio disponível

Semiótica Seminal III – Renata Mancini - de 25 a 28 de maio de 2009

Semiótica Seminal II – Kati Caetano - de 22 a 25 de outubro de 2007