Semiótica Seminal VIII - abril 2020 - Silvia Maria de Sousa

Semiótica Seminal VIII – 2020  – Silvia Maria de Sousa
De 15 a 17 de abril, das 14 às 18h, Prédio de Letras USP, sala 102 [Epidemia coronavírus: CANCELADO]. semioseminal_logo

Semiótica e relações entre linguagens:
sincretismo, transmidialidade e multiletramentos

com Silvia Maria de Sousa (SeDi-UFF, Niterói)

Programa do curso:

1. O texto como unidade de sentido: plano do conteúdo e plano da expressão.
2. Desafios e proposições semióticas às relações entre linguagens.
3. Metodologia e análise de textos sincréticos.
4. Semiótica e mídia: intermidialidade, transmidialidade e práticas semióticas.
5. Multiletramentos sob a perspectiva da semiótica.

Leituras de apoio:

FECHINE, Yvana et al. “Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In. LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013, p. 19-60.
FIORIN, José Luiz. Semiótica e comunicação. Galáxia – revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura. São Paulo: EDUC; Brasília: CNPq, 8 (2004).
FONTANILLE, Jacques. Práticas Semióticas. In. Diniz &Portela (orgs.). Semiótica e Mídia. Bauru: UNESP/FAAC, 2008b.
GOMES, Regina Souza. O sincretismo de linguagens em poesias eletrônicas. In: CORTINA, Arnaldo; SILVA, Fernando Moreno da (Orgs.). Semiótica e comunicação: estudos sobre textos sincréticos. Araraquara, SP: Cultura Acadêmica, 2014. P.201-230.
OLIVEIRA e TEIXEIRA (orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2009.
SOUSA, Silvia Maria de. A transmidialidade como estratégia discursiva. CASA (Araraquara). v.14, n. 1, p. 241- 263, 2016.
_______. Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica. Niterói: EdUFF, 2011.
SOUSA, Silvia Maria de; TEIXEIRA, Lucia. Contribuições da Semiótica às práticas de multiletramento. Estudos Semióticos. Volume 15, n. 2. Dossiê temático “Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino”. Editoras convidadas: Diana Luz Pessoa de Barros, Lucia Teixeira e Eliane Soares de Lima. São Paulo, dezembro de 2019. p. 46-62.
TEIXEIRA, Lucia; CARMO JR, José Roberto. (orgs.) Linguagens na cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013, p. 165-193.
TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia Maria de. Textos multimodais na aula de português. Desenredo. Vol 10, n. 2. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, jul-dez 2014, p. 314-335.

Inscrições: De 02/março a 09/abril   –   Clique aqui para se inscrever   [Epidemia coronavírus: inscrições suspensas]
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Os inscritos que comparecerem a, no mínimo, duas das três tardes terão direito a um certificado de presença.

silvia_de_sousaVice-líder do grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi-UFF), Silvia Maria de Sousa é professora Associada I de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade. É vice-diretora do Instituto de Letras da UFF(2019-2023). Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) entre 2012-2017. Atualmente, é vice-coordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL (2018-2020). Teve projetos de pesquisa contemplados por agências de fomento (APQ1 / Faperj /2015) e, atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ -2016-2020). Seus temas de pesquisa principais são narrativas transmidiáticas, textos sincréticos e mídia popular. Lançou o livro Silvio Santos Vem Aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica (EdUFF, 2011), além de vários artigos e capítulos de livros em coletâneas. É coautora do projeto Apoema (coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental - Editora do Brasil -2013) e da Nova Coleção Apoema de Língua Portuguesa (Editora do Brasil- 2018). É co-editora dos Cadernos de Letras da UFF.

De 15 a 17 de abril de 2020  [Epidemia coronavírus: curso CANCELADO]
Prédio de Letras USP, sala 102