Sobre o Ges-Usp

Desde maio de 2001, data de sua fundação, o Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP reúne estudantes de todos os níveis – da Iniciação Científica ao Doutorado – e professores que compartilham o interesse pela semiótica, definida de maneira ampla como teoria geral do sentido e metodologia de análise dos discursos, textos e práticas que o produzem. Reuniões de debates, cursos, simpósios, ciclos de palestras, publicações estão entre as atividades promovidas a cada ano, principalmente – mas não apenas – na Universidade de São Paulo. Entre as iniciativas do grupo: o FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - desde 2003; o LabOrES - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos - desde 2007; o miniENAPOL de Semiótica, encontro anual sobre as pesquisas em andamento na área; o Seminário de Semiótica na USP, a cada dois anos agrupando pesquisadores dos quatro cantos do Brasil. O Ges-Usp criou e mantém, desde 2005, o periódico on-line Estudos Semióticos, que já ultrapassou a casa dos duzentos trabalhos publicados. Tendo seu núcleo no curso de Letras, onde surgiu, o grupo vem trabalhando sobretudo com os desenvolvimentos atuais da semiótica originária da Escola de Paris, criada na década de 1960 pelo estudioso lituano Algirdas Julien Greimas e consideravelmente transformada desde então. Livre, porém, de qualquer ortodoxia, o Ges-Usp se abre à investigação semiótica na acepção mais abrangente, acolhendo a diversidade de tendências que caracteriza hoje esse campo de estudos.

Muitos têm sido os pesquisadores, do país e do exterior, a intervir no Ges-Usp ao longo dos anos, proferindo palestras ou ministrando cursos. Entre eles, em diferentes momentos: Driss Ablali (Metz), Sémir Badir (Liège), Denis Bertrand (Paris 8), Anne Beyaert-Geslin (Bordeaux), Étienne Bimbenet (Lyon 2), Per Aage Brandt (Aarhus / Case Western), Thomas Broden (Purdue), Jacques Coursil (Aachen), Ivan Darrault-Harris (Limoges), Maria Giulia Dondero (Liège), Jacques Fontanille (Limoges), Jean-Marie Klinkenberg (Liège), Mariana Larison (Buenos Aires), Patrice Maniglier (Paris), Francesco Marsciani (Bolonha), Herman Parret (Leuven), François Provenzano (Liège), Franciscu Sedda (Roma), Claude Zilberberg (Paris), Alessandro Zinna (Toulouse).

No correr dos anos, registramos várias dessas e de outras participações em nossos álbuns de fotografias.

Na temporada 2015, o Ges-Usp recebeu as visitas de Sémir Badir, Jacques Fontanille, Denis Bertrand, Verónica Estay-Stange, Michel Arrivé.

Em 2016, tivemos intervenções de Sungdo Kim (Seul, Coreia), Maria Giulia Dondero (FRS/FNRS, Liège, Bélgica) e Sémir Badir (FRS/FNRS, Liège, Bélgica).

Ainda em preparação, o ano de 2017 prevê, de início, as participações de Maria Giulia Dondero (FRS/FNRS, Liège, Bélgica), Herman Parret (Leuven, Bélgica) e Alessandro Zinna (Toulouse, França).

Coordenação geral dos trabalhos do Ges-Usp:

Elizabeth Harkot de La Taille
Ivã Carlos Lopes