Sobre o Ges-Usp

Desde maio de 2001, data de sua fundação, o Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP reúne estudantes de todos os níveis – da Iniciação Científica ao Doutorado – e professores que compartilham o interesse pela semiótica, definida de maneira ampla como teoria geral do sentido e metodologia de análise dos discursos, textos e práticas que o produzem. Reuniões de debates, cursos, simpósios, ciclos de palestras, publicações estão entre as atividades promovidas a cada ano, principalmente – mas não apenas – na Universidade de São Paulo. Entre as iniciativas do grupo: o FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - desde 2003; o LabOrES - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos - desde 2007; o LabOrino, com leitura e discussão de textos de base em semiótica; o miniENAPOL de Semiótica, encontro anual sobre as pesquisas em andamento na área; o Seminário de Semiótica na USP, a cada dois anos agrupando pesquisadores dos quatro cantos do Brasil; a série de cursos Semiótica Seminal. O Ges-Usp criou e mantém ativo, desde 2005, o periódico on-line Estudos Semióticos, uma das raras revistas especializadas, que acaba de ultrapassar a casa dos quinhentos trabalhos publicados. Tendo seu núcleo no curso de Letras (Departamento de Linguística), onde surgiu, o grupo vem trabalhando sobretudo com os desenvolvimentos atuais da semiótica originária da Escola de Paris, criada na década de 1960 pelo estudioso lituano Algirdas Julien Greimas e equipe, e consideravelmente transformada desde então. Livre, porém, de qualquer ortodoxia, o Ges-Usp se abre à investigação semiótica na acepção mais abrangente, acolhendo a diversidade de tendências que caracteriza hoje esse campo de estudos.

Muitos têm sido os pesquisadores, do país e do exterior, a colaborar com o Ges-Usp ao longo do tempo, proferindo palestras ou ministrando cursos. Entre eles, em diferentes momentos: Driss Ablali (Metz), Juan Alonso (Paris 5), Ruth Amossy (Tel Aviv), Michel Arrivé (Paris 10 Nanterre), Sémir Badir (Liège), Daniele Barbieri (Bolonha), Denis Bertrand (Paris 8), Anne Beyaert-Geslin (Bordeaux), Amir Biglari (Paris), Étienne Bimbenet (Lyon 2), Per Aage Brandt (Aarhus / Case Western), Thomas Broden (Purdue), Lorenzo Cigana (Copenhague), Jacques Coursil (Aachen), Elder Cuevas Calderón (Lima), Ivan Darrault-Harris (Limoges), Maria Giulia Dondero (Liège), Verónica Estay Stange (Sciences-Po, Paris), Irène Fenoglio (ENS, Paris), María Isabel Filinich (Puebla), Jacques Fontanille (Limoges), Manar Hammad (Paris 3), John E. Joseph (Edimburgo), Nedret Öztokat Kılıçeri (Istambul), Sungdo Kim (Seul), Jean-Marie Klinkenberg (Groupe μ, Liège), Isabelle Klock-Fontanille (Limoges), Evangelos Kourdis (Tessalônica), Mariana Larison (Buenos Aires), Patrice Maniglier (Paris), Francesco Marsciani (Bolonha), Audrey Moutat (Limoges), Herman Parret (Leuven), Marie-Anne Paveau (Sorbonne Paris Nord), François Provenzano (Liège), Óscar Quezada (Lima), Franciscu Sedda (Cagliari), Marianne Simon-Oikawa (Paris), Nick Sousanis (San Francisco), Pierre Swiggers (Leuven), Claude Zilberberg (Paris), Alessandro Zinna (Toulouse).

No correr dos anos, registramos várias dessas e de outras participações em nossos tradicionais álbuns de fotografias. As fotos mais recentes estão na página Facebook do grupo. Vale a pena conferir também as atualizações no perfil Instagram do Ges-Usp.

Em 2018, tivemos, entre vários outros convidados, intervenções de Ruth Amossy (Tel Aviv) e Maria Giulia Dondero (FRS/FNRS, Liège, Bélgica), de quem tivemos palestras também em 2019. O ano de 2018 foi marcado, além disso, pelo retorno da série Semiótica Seminal, que ofereceu dois cursos breves (professores José Luiz Fiorin e José Roberto do Carmo Jr). A Ges-Usp Media, Inc. ™ criou, em novembro daquele ano, nosso canal no YouTube, no qual vamos difundindo, progressivamente, palestras e cursos gravados em vídeo.

Em 2021, o Ges-Usp completou, portanto, vinte anos de trabalhos em prol da semiótica no Brasil. O marco foi comemorado em novembro na nona edição do Seminário de Semiótica na USP, cujos registros em vídeo podem ser consultados aqui: primeira parte e segunda parte.

A temporada 2023 marcou os vinte anos de atividade contínua do FAPS - Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas, que conta agora com a coordenação da professora Renata Mancini.

Coordenação geral dos trabalhos do Ges-Usp:

Elizabeth Harkot de La Taille
Renata Mancini   new!