Grupo de Estudos Semióticos FFLCH-USP

o que é o grupo:

Desde maio de 2001, data de sua fundação, o Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP reúne estudantes de todos os níveis – da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado – e professores que compartilham o interesse pela semiótica, definida de maneira ampla como teoria geral do sentido e metodologia de análise dos discursos, textos e práticas que o produzem. Reuniões de debates, cursos, simpósios, ciclos de palestras, publicações estão entre as atividades promovidas a cada ano, principalmente – mas não apenas – na Universidade de São Paulo. Tendo seu núcleo no curso de Letras, onde surgiu, o grupo vem trabalhando sobretudo com os desenvolvimentos atuais da semiótica originária da Escola de Paris, criada na década de 1960 pelo estudioso lituano Algirdas Julien Greimas e consideravelmente transformada desde então. Livre, porém, de qualquer ortodoxia, o Ges-Usp se abre à investigação semiótica na acepção mais abrangente, acolhendo a diversidade de tendências que caracteriza hoje esse campo de estudos.