Semiótica Seminal VI - nova série - 2019 - Schwartzmann

Semiótica Seminal VI – 2019  – Matheus Nogueira Schwartzmann
De 22 a 24 de abril, das 14 às 17h, Prédio de Letras USP, sala 172. semioseminal_logo

Das práticas às formas de vida: níveis de pertinência da análise semiótica

com Matheus Nogueira Schwartzmann (UNESP)

Programa do curso:

1. Reflexões precursoras a respeito das práticas semióticas e das formas de vida.
2. As formas de vida: de A. J. Greimas a J. Fontanille.
3. As práticas semióticas segundo J. Fontanille.
4. Segmentação, análise e tipificação da prática semiótica e da forma de vida: constituintes, caracterizantes e formas de organização.
5. Exemplos de análises de práticas semióticas e formas de vida diversas.

Leituras de apoio:

FONTANILLE, Jacques. Práticas semióticas: imanência e pertinência, eficiência e otimização. Trad. M. L. Vissotto Paiva Diniz et al. In: DINIZ, M. L. V. P.; PORTELA, J. C. (orgs.). Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias.  Bauru: UNESP/FAAC, 2008. P. 15 - 74.

SCHWARTZMANN, Matheus N. A noção de texto e os níveis de pertinência da análise semiótica. Estudos Semióticos, 14 (1), São Paulo, março de 2018. P. 1 - 6.

SCHWARTZMANN, Matheus N. Escrita epistolar: da cena prática à forma de vida. Estudos Linguísticos, 42 (3), São Paulo, 2013. P. 1450 - 1464.

Inscrições: De 10/março a 15/abril. Clique aqui para preencher e enviar seu formulário.   inscrições encerradas
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Quem comparecer a, no mínimo, duas das três tardes terá direito a um certificado de presença.

Visitar o álbum de fotografias do curso   new!

Ver a playlist com os três vídeos do curso – brought to you by Ges-Usp Media, Inc. ™

matheus_1_pbDoutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (2009), com estágio de doutorado na Université de Limoges, França (2006), Matheus Nogueira Schwartzmann é mestre em Estudos Literários pela UNESP (2005) e possui graduação em Letras (Habilitação Português/Francês) pela UNESP (2002). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Semiótica de linha francesa. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, estudos do discurso, estudo das formas de vida e identidade, poesia, carta, gênero e tipologia textual. É Editor da Revista do GEL e Secretário geral da "Associação Brasileira de Estudos Semióticos - ABES" e Coordenador do GT de Semiótica da ANPOLL. É também líder do Grupo de estudos "Projetos Semióticos" (FCLAssis/Unesp) e membro-pesquisador do "Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp - GPS" (FCLAr/Unesp). Atualmente é professor de Linguística no departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis (SP) e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara (SP).

De 22 a 24 de abril de 2019
Prédio de Letras USP, sala 172