FAPS 2017 - Cleyton Fernandes

20/10/2017, 14h00, sala 210, Prédio de Letras USP

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| Cleyton Fernandes - parte I e parte II|

Interfaces semióticas: a música e os músicos em análise.

Nos últimos 10 anos, este pesquisador tem procurado formular propostas de aproximação entre a semiótica francesa e a análise do discurso musical. Mais recentemente, também os músicos passaram a ser alvos de uma proposição analítica que procura narrativizar, aos moldes greimasianos, suas carreiras. Para além de provar a eficácia dessas alegações, esta palestra procurará discutir como a semiótica francesa pode penetrar nos diversos campos institucionalizados.

As diversas áreas da reflexão sobre as artes estão, frequentemente, em busca de métodos analíticos que viabilizem a compreensão de suas performances e produções. No campo musical, por exemplo, o discurso analítico de compositores e intérpretes, muitas vezes, vem carregado de engajamentos de correntes Estéticas, bem como juízos de valor, invalidando-os sob a perspectiva científica.
Assim, prestar serviço na compreensão das múltiplas linguagens torna-se não apenas uma premissa para uma ciência que possui tais ferramentas, mas também uma oportunidade de expansão no campo de atuação do semioticista.

Cleyton Vieira Fernandes. Professor no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri - CE. Doutor em Semiótica pelo programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística USP (Capes 7). Doutor em Música pelo programa de pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Semiótica pela USP. Bacharel em Música - Hab. em Violão pela UNESP, (1998). Atua na área de performance musical como violonista com carreira internacional. Possui sólida experiência como Educador Musical em Colégios de E.F. I e II e projetos de Inclusão Social. Atua como instrumentista e pesquisador com ênfase em Semiótica da Música e Práticas Interpretativas - Violão. Possui experiência na área de gravação, produção musical e trilha para teatro. Coordena o projeto Cordas Brasileiras.

Sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Das 14h00 às 15h30
Prédio de Letras USP, sala 210

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.