FAPS - Junho 2018 - Thiago Moreira Correa

FAPS - Junho/2018

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
22/06/2018, 14:00, Prédio de Letras USP, sala 266 (cancelado em razão da greve de funcionários)

Reflexões sobre uma didática para a Semiótica Visual: semissimbolismo

por Thiago Moreira Correa (FMU)

A falta de consistência dos modelos ligados ao plano da expressão, se comparada à solidez encontrada no plano do conteúdo, gerou um descompasso nas pesquisas semióticas. Enquanto o percurso gerativo do sentido possui flexibilidade ao integrar fatores concretos (nível discursivo) e abstratos (nível fundamental) no mesmo modelo, o plano da expressão carece da mesma versatilidade. Dessa forma, verificamos na semiótica plástica proveniente das investigações de Jean-Marie Floch e na semiótica tensiva desenvolvida por Claude Zilberberg os problemas enfrentados para a constituição de um modelo mais conforme ao plano do conteúdo. A partir do texto “Hjelmslev e as bases tensivas do semissimbolismo” (TATIT, 2014) procuramos mostrar a disjunção dessas duas abordagens em função das premissas hjelmslevianas (exaustividade, não-contradição e simplicidade) e da teoria da Gestão do Conhecimento, pois a abordagem flochiana, ligada ao objeto, é mais concreta e contraditória, e a tensiva, ligada à estrutura, é mais abstrata e menos exaustiva. Ao expor essas inconsistências em uma metodologia de ensino estruturada, acreditamos proporcionar as bases para o desenvolvimento de uma solução para a integração dos planos em um modelo isomórfico por meio da prática de ensino..

Thiago Moreira CorreaNota bio-bibliográfica

Thiago Moreira Correa possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo em língua portuguesa (bacharel e licenciado) e língua alemã (bacharel). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo com a dissertação "A metalinguagem na poesia de Augusto de Campos". Doutor em Letras pela mesma universidade com a tese "Inscrições Urbanas: abordagem semiótica". Atualmente, é docente nos cursos de Pedagogia e Letras do Complexo Educacional FMU e nos cursos de Comunicação Social da Faculdade Anhanguera.

Sexta-feira, 22 de junho de 2018.
Das 14h00 às 16h00.
Sala 266 do prédio de Letras USP.
(cancelado em razão da greve de funcionários)

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.