FAPS - Novembro 2018 - Juliana di Fiori Pondian

FAPS - Novembro/2018

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
30/11/2018, 14:00, Prédio de Letras USP, sala 264

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| Juliana Di Fiori Pondian |

Caminhos da semiótica: poesia e visualidade

por Juliana di Fiori Pondian (GES-USP)

Apresentação da obra de Francis Edeline para leitura de poesia visual. As ideias do pesquisador encontram-se ancoradas, fundamentalmente, em princípios da linguística estrutural, da semiótica greimasiana e da retórica – todas estas linhas convergentes também na “retórica linguística” proposta pelo Groupe μ nos anos 1970, do qual fez parte Edeline, e que repercute igualmente em sua obra individual. Traçaremos o percurso da semiótica poética até chegar às propostas de Francis Edeline sobre a visualidade em poesia.

Nota bio-bibliográfica

Juliana di Fiori Pondian possui graduação em Letras - Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2006), graduação em Licenciatura em Português pela Universidade de São Paulo (2012), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Semiótica e Linguística Geral, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, escrita, figuras de retórica, visualidade e plano da expressão.

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018.
Das 14h00 às 16h00.
Sala 264 das Letras USP.

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.