FAPS - março 2019 - Thiago Moreira Correa

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
Thiago Moreira Corrêa |

FAPS - Março/2019

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
29/03/2019, 14:00, Prédio de Letras USP, sala 264

Reflexões sobre uma didática para a Semiótica Visual: semissimbolismo

por Thiago Moreira Corrêa (Pós-doc DL-FFLCH-USP)

A falta de consistência dos modelos ligados ao plano da expressão, se comparada à solidez encontrada no plano do conteúdo, gerou um descompasso nas pesquisas semióticas. Enquanto o percurso gerativo do sentido possui flexibilidade ao integrar fatores concretos (nível discursivo) e abstratos (nível fundamental) no mesmo modelo, o plano da expressão carece da mesma versatilidade. Dessa forma, verificamos na semiótica plástica proveniente das investigações de Jean-Marie Floch e na semiótica tensiva desenvolvida por Claude Zilberberg os problemas enfrentados para a constituição de um modelo mais conforme ao plano do conteúdo. A partir do texto “Hjelmslev e as bases tensivas do semissimbolismo” (TATIT, 2014) procuramos mostrar a disjunção dessas duas abordagens em função das premissas hjelmslevianas (exaustividade, não-contradição e simplicidade) e da teoria da Gestão do Conhecimento, pois a abordagem flochiana, ligada ao objeto, é mais concreta e contraditória, e a tensiva, ligada à estrutura, é mais abstrata e menos exaustiva. Ao expor essas inconsistências em uma metodologia de ensino estruturada, acreditamos proporcionar as bases para o desenvolvimento de uma solução para a integração dos planos em um modelo isomórfico por meio da prática de ensino.

Thiago Moreira CorreaThiago Moreira Corrêa possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo em língua portuguesa (bacharel e licenciado) e língua alemã (bacharel). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo com a dissertação "A metalinguagem na poesia de Augusto de Campos". Doutor em Letras pela mesma universidade com a tese "Inscrições Urbanas: abordagem semiótica", com programa de Doutorado Sanduíche no Exterior realizado na Universidade de Liège, Bélgica, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Giulia Dondero. Foi Professor Assistente I dos cursos de Pedagogia, Letras e Administração do Complexo Educacional FMU e docente na graduação dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Anhanguera. Atualmente, é pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Linguística da USP com um projeto na área de Semiótica Visual e Educação.

Sexta-feira, 29 de março de 2019.
Das 14h00 às 16h00.
Sala 264 do prédio de Letras USP

Fotos da palestra    new!

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.