FAPS - abril 2020 - Eric Landowski

FAPS – Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
Sexta-feira, 24/04/2020, 14h00, em modo remoto via Google Meet (ver link no rodapé desta página) 

Com Eric Landowski: Diálogo sobre sociossemiótica

Mediador: Rafael Alberto Alves dos Santos

 

Neste encontro, que realizaremos a distância, em caráter experimental devido à situação de isolamento, o FAPS propõe a todos os colegas interessados uma conversa com o semioticista Eric Landowski (CNRS, Paris), que falará sobre múltiplas facetas da sociossemiótica, refletindo sobre o estágio atual dos conhecimentos na área. O diálogo será pautado pelas perguntas levantadas pelos participantes; será, portanto, menos uma conferência do que um espaço para interações (arriscadas, programadas, acidentais ou ajustadas).

Leitura para alimentar o debate e preparar as perguntas: LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia, n. 27 (2014).
RESUMO: Fora do texto, a semiótica continua! De fato, além e aquém da análise da significação investida nos textos e nos discursos, a semiótica (especialmente a de origem greimasiana) pretende hoje dar conta de como o sentido emerge também das práticas mais diversas, de nossas relações vividas com os objetos que nos circundam ou dos quais fazemos uso, numa palavra, da vida cotidiana nas suas múltiplas dimensões, inclusive a do sensível. Para isso, a disciplina teve que se desenvolver como uma teoria geral da geração do sentido na interação. O artigo seguinte apresenta sucintamente os princípios dessa abordagem renovada sob o nome de «sociossemiótica».

 


landowskiEric Landowski, pesquisador (Paris, CNRS), editor da revista Actes Sémiotiques, codiretor do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUC-SP), professor convidado na PUC-SP e na universidade de Vilnius, dedica-se à construção de uma semiótica da experiência e das práticas cotidianas. Além de numerosos artigos em revistas brasileiras como Acta Semiotica et Linguística, Comunicação Midiática, Face ou Galáxia, publicou em português A sociedade refletida (Educ-Pontes, 1992), Presenças do Outro (Perspectiva, 2003), Interações arriscadas (Estação das Letras e Cores, 2014) e, com A. J. Greimas, uma Introdução à análise do discurso em ciências sociais (São Paulo, Global Editora, 1986), com A.C. de Oliveira, Do inteligível ao sensível (São Paulo, Educ, 1995), com J. L. Fiorin, O gosto da gente, o gosto das coisas (São Paulo, Educ, 1997), com Raúl Dorra, Semiótica, estesis, estética (Puebla-São Paulo, UAP-Educ, 1999).

 


Sexta-feira, 24 de abril de 2020
Das 14h00 às 15h30
Encontro remoto 

O professor Landowski falará em português. O encontro é aberto a todos os interessados.
Clique aqui para o link de acesso à sala de chat.

 

< Retornar à página inicial do FAPS