FAPS - setembro 2020 - Lorenzo Cigana

FAPS – Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
Sexta-feira, 25/09/2020, 14h00, via Google Meet.
International FAPS

[Cette page en français]

Um sistema flexível. As oposições participativas: desafios e perspectivas

por Lorenzo Cigana (Institut for Nordiske Studier og Sprogvidenskab, NorS, Universidade de Copenhague, Dinamarca)

Desde os anos 1930, a noção das oposições participativas é um dos grandes eixos do pensamento de Hjelmslev e representa por certo, em sua teoria, um dos aspectos mais interessantes, mas foi injustamente negligenciada no histórico de sua recepção. Apresentaremos uma síntese de seu desenvolvimento, conectando essa ideia aos principais desafios da semiótica estrutural e comparando-a aos modelos concorrentes. Por fim, discutiremos suas possíveis extensões no campo da antropologia linguística e da teoria da literatura.

| Vídeo da palestra, by Ges-Usp Media, Inc.™ |  new!

renato_razzino_pbLorenzo Cigana trabalha desde 2009 sobre o estruturalismo linguístico, em especial sobre as teorias desenvolvidas no seio da Escola de Copenhague, cuja representante mais célebre é a Glossemática. Suas pesquisas incidem sobre os problemas ligados ao pensamento estrutural e à formalização do conhecimento, bem como sobre a história das ideias linguísticas. Tendo realizado um período de dois anos como Chargé de recherches (FRS-FNRS) no Centre de Sémiotique da Universidade de Liège, hoje atua como pesquisador em pós-doutoramento no Instituto de Estudos Nórdicos e de Linguística - Institut for Nordiske Studier og Sprogvidenskab, NorS – da Universidade de Copenhague, com um projeto sobre a digitalização de documentos inéditos dos estruturalistas dinamarqueses.

Sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link.

Encontro aberto a todos os interessados. O palestrante falará em francês.