FAPS - junho 2021 - Eduardo C. B. Bittar

Sexta-feira, 25/06/2021, 14h00, via Google Meet.

Semiótica do Direito, Ciência do Direito e Sentido Jurídico

por Eduardo C. B. Bittar (Faculdade de Direito da USP)

A palestra procura abordar os efeitos da crise do sentido sobre o campo das Ciências. A sua tarefa é a de investigar como a crise de sentido afeta as Ciências, de modo geral, mas em especial a Ciência do Direito, em meio às Ciências Humanas e Sociais. Tendo este cenário presente, se poderá 're-visitar' a compreensão da Ciência do Direito, a Legal Dogmatics. Esta 're-aproximação' será feita considerando-se a contribuição analítica da semiótica greimasiana, o que permite operar um giro teórico do estatuto da verdade ao estatuto da veridicção, para compreender o discurso científico como prática de enunciação. Uma vez identificada a Ciência do Direito com a tarefa de enunciação do discurso científico, ela será analisada, em diversos de seus aspectos, para se alcançar uma descrição compatível com a sua missão atual, em estado de diálogo com as demais Ciências Humanas e Sociais. Ao revisitar o sentido das práticas discursivas da Ciência do Direito, será possível identificar e 're-analisar' de forma crítica as suas características fundamentais: a objetividade; a autonomia; a especialização; a heurística; a linguagem técnica; a interdisciplinaridade; o ambiente técnico-cognitivo.

| Vídeo da palestra, by Ges-Usp Media, Inc.™ | new!

​​​​​​​

eduardo_bittarEduardo Carlos Bianca Bittar é Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Desenvolveu estágio doutoral-FAPESP junto à Université de Lyon (II e III) e à Université de Paris (Sorbonne-II e Sorbonne-IV), na França (1999). Foi Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP, 2009-2010). Foi Membro Titular do Conselho da Cátedra UNESCO de “Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância”, do IEA - USP (2007-2010). Foi 2º. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito (ABRAFI – IVR/ Brasil, 2009-2016). Integrou encontros e congressos no exterior, no Líbano, em Portugal (Coimbra; Lisboa), na Alemanha, na Itália, na República Tcheca, na Argentina, no Chile, no Uruguay, na África, nos Estados Unidos, no Canadá, na França, na Austrália, na Espanha, na Bélgica, na Suíça. Foi Visiting Professor da Università di Bologna (2017). Foi Visiting Professor na Université Paris Nanterre (2018). Foi Visiting Professor no Collège de France (2019). É Membro Titular do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/ USP. É Pesquisador N-2 do CNPq. Desenvolve os seus estudos na fronteira entre Teoria do Direito e Semiótica do Direito.

Sexta-feira, 25 de junho de 2021
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link.

Encontro aberto a todos os interessados.