FAPS - setembro 2021 - Nedret Öztokat Kılıçeri

Sexta-feira, 24/09/2021, 14h00 - horário de Brasília GMT -03, via Google Meet.
International FAPS

[Cette page en français]

Reflexões semióticas sobre a cidade de Istambul como espaço de confrontações

por Nedret Öztokat Kılıçeri (Universidade de Istambul)

Istambul: cidade entre dois continentes, a grande cidade dos impérios… A representação histórica, geográfica e cultural fez dessa cidade um objeto multifacetado, que faz sonhar quem aprecia a História e as culturas antigas. Fonte do prazer da descoberta e dos devaneios de Oriente, Istambul pertence a um imaginário coletivo que a considera como a urbe dos sonhos e das fantasias de um passado, como um espaço onírico que vem convidar o observador a perder-se em meio a mil e uma visões quiméricas.

Essa cidade que – por séculos a fio – constituiu um espaço cultural e social no qual se mesclavam as diversas comunidades étnicas, religiosas e nacionais, caracteriza-se hoje em dia pelo desaparecimento de sua aura simbólica de outrora, tendo se tornado um lugar de confrontações em vários planos. Os anos 2000 aceleraram a divisão da cidade entre os atores políticos, por força de desenvolvimentos urbano, demográfico, social e cultural que concorreram para criar uma nova cidade de Istambul.

Nosso objetivo é o de descrever essa transformação da cidade, sob o impulso das forças econômicas e sociais, em termos de uma semiótica do discurso e de uma semiótica da cidade. Fieis aos conceitos de esquema actancial, contrato e estrutura conflitual da semiótica greimasiana, tentaremos formular uma série de reflexões sobre o espaço e a cultura urbanos em suas relações com os modelos políticos.

Ao propor uma leitura da cidade em perpétua transformação, desejamos identificar os pontos marcantes do planejamento e da ocupação do território, que introduzem novas redes semânticas e culturais.

nedret_oztokatMembro da Association Française de Sémiotique (AFS) e da Federação Românica de Semiótica (FedRoS), a professora Nedret Öztokat Kılıçeri realizou pesquisas doutorais e pós-doutorais em semiótica literária. Leciona atualmente semiótica literária e semiótica do discurso no Departamento de Língua e Literatura Francesas; também ministra cursos de semiótica urbana no Departamento de Sociologia da Universidade de Istambul.

Além de ser autora de artigos de semiótica publicados em turco e em francês, escreveu os livros Abordagens metodológicas da análise do discurso literário (1995, em turco); Escrita, discurso e mito. Homenagem a Tahsin Yüsel (2015, em turco); O corpo no conto fantástico de Guy de Maupassant (no prelo).

Sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília, GMT  -03
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link.

Encontro aberto a todos os interessados. A palestrante falará em francês.