FAPS - novembro 2021 - Daniela Bracchi

Sexta-feira, 26/11/2021, 14h00, via Google Meet.

Os graus de pertinência semiótica e as possibilidades de análise de fotografias

por Daniela Bracchi (Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste)

A sistematização de um percurso de análise para o plano da expressão proposta por Jacques Fontanille (2004) abriu caminho para que o estudo da imagem fotográfica ganhasse um aparato metodológico para o seu entendimento a partir da publicação de Sémiotique de la Photographie (2011), de Pierluigi Basso Fossali e Maria Giulia Dondero. Desde então, a imagem fotográfica, em seus diferentes níveis, tem sido estudada em suas diversas materialidades, nos entrecruzamentos de gêneros fotográficos, nas práticas produtivas e interpretativas de que participa e nas formas de vida que torna visível. Esta palestra buscará expor esses níveis de análise da imagem fotográfica e discutir sua aplicação em pesquisas recentes que dialogam com o campo das artes e da educação.

dani_bracchiDaniela Bracchi é professora dos cursos de Design e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisa narrativas fotográficas no laboratório de fotografia da Universidade Federal de Pernambuco (Fotolab-UFPE/CAA). É mestre em semiótica pela PUC-SP e doutora em semiótica pela USP com sua pesquisa sobre a fotografia contemporânea brasileira.

Sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link.

Encontro aberto a todos os interessados.