FAPS - março 2022 - Ernani Terra

Sexta-feira, 25/03/2022, 14h00, via Google Meet.

O discurso da interdição em Crônica da casa assassinada

por Ernani Terra (Grupo de Estudos Semióticos FFLCH-USP)

Serão apresentados alguns resultados de pesquisa de estágio pós-doutoral, realizado sob a supervisão da Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros, sobre como se configura o discurso da interdição no romance Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, publicado pela primeira vez em 1959. Esse romance, embora pouco estudado, é considerado pela crítica uma das mais importantes obras de nossa literatura. O professor Alfredo Bosi, em sua História concisa da literatura brasileira, refere-se a ele como obra-prima. Para os leitores não familiarizados com o romance, será apresentada uma breve introdução em que se comentam aspectos gerais da obra, particularmente no que se refere à diegese, atores, temas e figuras.

Pretende-se demonstrar como se constroem os sentidos do romance a partir da articulação /natureza vs. cultura/, destacando a oposição /pulsões individuais vs. coerções sociais/ e o papel de um destinador social, fonte dos valores, que modaliza sujeitos instituindo um sistema de regras: o dever-fazer (a prescrição) e o dever-não-fazer (a interdição). No romance, as relações não-prescritas são as homossexuais e o incesto, sendo este considerado interdito. Ambas são sancionadas pragmaticamente por meio da segregação dos atores a determinados espaços. A fundamentação teórica é a Semiótica de tradição francesa e a metodologia consistiu num recorte do romance em que se selecionaram sujeitos que, em seus percursos narrativos, buscam entrar em conjunção com objetos-valor considerados interditos pelo destinador social.

ernani_terraMembro do Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP, Ernani Terra é doutor em Língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). No período 2015–2017 realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão da Profa Dra Diana Luz Pessoa de Barros. Professor desde 1973, lecionou as disciplinas Língua portuguesa, Literatura brasileira, Práticas de leitura e escrita e Metodologia do trabalho científico. É autor de livros e capítulos de livros nas áreas de língua portuguesa, leitura literária e leitura e produção de textos e vem publicando regularmente artigos científicos nas áreas de linguística, ensino de língua portuguesa, leitura literária e semiótica discursiva. Há vários anos criou o blogue do Ernani Terra, que mantém sempre atualizado e que todo internauta pode consultar.

Sexta-feira, 25 de março de 2022
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

Encontro aberto a todos os interessados.