FAPS - outubro 2022 - Ana Paula El-Jaick

Sexta-feira, 21/10/2022, 14h00, via Google Meet.

Forma(s) de vida em uma perspectiva wittgensteiniana de linguagem

por Ana Paula El-Jaick (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)

O pensamento de L. Wittgenstein é geralmente dividido em pelo menos dois momentos por seus comentadores: um primeiro Wittgenstein, cuja filosofia está melhor expressa em seu único livro publicado em vida, o Tractatus Logico-Philosophicus; e o segundo Wittgenstein, cuja perspectiva está melhor consubstanciada em sua obra póstuma Investigações Filosóficas. Em nossa exposição, analisaremos a expressão Forma(s) de vida [Lebensform] na filosofia do Wittgenstein maduro. Para isso, destacaremos quatro pontos de vista de diferentes comentadores da obra do filósofo vienense para nortear nossa apresentação. Buscando ser coerente com o pensamento wittgensteiniano, defendemos uma interpretação não apriorística do termo, mas uma visão radicalmente pragmática de suas próprias expressões linguísticas.

ana_paula_el-jaickProfessora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ana Paula El-Jaick fez pós-doutorado no Laboratório Arquivos do Sujeito da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seu atual projeto de pesquisa investiga a ideia de discurso como monumento e outras epistemologias. Orcid: 0000-0002-2262-0206.

Sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

Encontro aberto a todos os interessados.