FAPS - novembro 2022 - Iara Farias

Sexta-feira, 25/11/2022, 14h00, via Google Meet.

A competencialização semiótica de alunes de pedagogia/UFBa/SSa, Letras/UNIFESP/SP: o programa narrativo da formação de professores

por Iara Farias (EFLCH - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Letras)

De 2005 a 2008, a disciplina Semiótica francesa foi ofertada para estudantes de Educação/UFBa/SSa. Ela esteve no rol de estudos optativos da formação em pedagogia da FACEd (Faculdade de Educação) e teve muita adesão, de maneira que alunes demandaram, à época, sua implementação na matriz curricular da formação de base.

De 2009 aos dias atuais tem-se ofertado a Unidade Curricular Extensionalizada (UCE) Semiótica para alunes de Letras, principalmente, como também para estudantes de pedagogia, história da arte e ciências sociais do campus Guarulhos, a EFLCH/UNIFESP. No decorrer dos períodos descritos acima, observou-se a competencialização de futuras.os professores na teoria francesa que apresentaram ICs e APPs (Atividades Programadas de Pesquisas) com temas, no mínimo, interessantes.

Na participação do FAPS, a convite do Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes, vou abordar a questão da relevância da competencialização em estudos semióticos de linha francesa na formação de professores. Pretendo, assim, realizar um leitura semiótica do programa narrativo de estudantes que fizeram a UC e apresentar alguns trabalhos desenvolvidos e autorizados por elas e eles.

Obs.: O uso da linguagem não binária não é uma questão linguística, como sabemos, porém uma postura política de respeito e apoio político a determinades grupos da nossa sociedade.

iara_fariasIara Farias é formada em Análise do Discurso Francesa/UNESP/AQA e Semiótica e Linguística Geral/USP/SP. Pós-Doc em Educação pela FE/UFRJ. Pós-Doc em Semiótica/Etnossemiótica pela UniBo/Itália. Foi professora da Universidade Federal da Bahia/FACED/SSa. Atualmente, é professora da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP no Departamento de Letras/Campus Guarulhos. Foi integrante do Comitê de Combate ao Racismo que elaborou a resolução 212 de 21/10/2021 sobre a Política de Promoção de Equidade Étnico-racial da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Projeto Texto e Contexto 2021-2023 que nesta fase convida professores, doutorandos, artistas, editores que têm por tema central de trabalho e pesquisa a africanidade e afro-brasilidade.

Sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

Encontro aberto a todos os interessados.