FAPS - setembro 2023 - Nick Sousanis

Sexta-feira, 29/09/2023, 14h00 - horário de Brasília - em modo remoto via Google Meet

International FAPS

[This page in English]

Unflattening [Desaplanar]: a criação de quadrinhos como forma de pensamento

por Nick Sousanis (San Francisco State University)

Nick Sousanis apresentará sua abordagem da criação de quadrinhos como pesquisa, com base em Unflattening [ Desaplanar ], originalmente sua tese de doutorado, escrita e desenhada inteiramente sob a forma de HQ, e outros trabalhos. O exame das possibilidades da forma dos quadrinhos por meio da análise de exemplos de todo o campo da HQ abrirá uma discussão sobre seu processo e sobre o modo como a consideração cuidadosa da forma, sem negligenciar o conteúdo, permite ir além da mera "ilustração", gerando novos meios de expressão e compreensão. A palestra também abrangerá a maneira como as coerções formais orientam seu processo criativo e servem como ferramentas essenciais em sua prática de ensino para ajudar os alunos a expandir seu próprio pensamento por intermédio da criação de quadrinhos.

Vencedor do prêmio Will Eisner em 2018, Nick Sousanis é autor de histórias em quadrinhos e professor associado de Humanities & Liberal Studies na San Francisco State University, onde coordena um programa de estudos interdisciplinares sobre HQ. É o autor do álbum Unflattening [Desaplanar, trad. Érico Assis, ed. Veneta, 2017], originalmente sua tese de doutorado, inteiramente escrita e desenhada sob a forma de quadrinhos. Publicado pela Harvard University Press em 2015, Unflattening ganhou em 2016 o prêmio de Qualidade Acadêmica da American Publishers Association Humanities e, no mesmo ano, o prêmio Lynd Ward de melhor romance gráfico. Seus quadrinhos já foram publicados em jornais como The Boston Globe e revistas como Nature e Columbia Magazine.

Pode-se ler mais sobre suas criações no website https://www.spinweaveandcut.com/ e também no Twitter @nsousanis.

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro remoto via Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

O encontro é aberto a todos os interessados. O palestrante falará em inglês.