Denis Bertrand: Semiótica do oceano. Entre literatura e ecologia - FFLCH-USP, abril/maio 2024

Disciplina concentrada de Pós-Graduação na área de Semiótica
De segunda-feira, 29/04/2024, até quinta-feira, 09/05/2024, das 14h às 17h, presencial na sala 107 do prédio de Letras USP, campus do Butantã
Informações sobre inscrição como disciplina de Pós-graduação, enviar e-mail para: pgling@usp.br .

Semiótica do oceano. Entre literatura e ecologia

por Denis Bertrand (Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis; Nouveau Collège d'études politiques, Paris 8/Paris Nanterre)

Programa do curso

1. Apresentação: o oceano ameaçado, o oceano ameaçador

a) O discurso científico: o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e a elevação do nível dos oceanos.
       b) Ciência, lei e política.

2. Semiótica do oceano: uma abordagem transdisciplinar

a) Mito e ecologia. Estudo de caso: o Protocolo de Kyoto (sobre CO2) e a Teoria das Indulgências.
       b) Semiótica e previsão: o futuro anterior ("O que teremos feito, afinal, com o mar?").

3. Modelos do oceano

a) Oceano e linguagem: com ou sem vestígios (Melville, Conrad).
       b) Figuras do extremo: a teratologia (bestiário).
       c) Crise contemporânea do oceano: ecossistemas, biodiversidade, distúrbios meteorológicos.

4. Estudo de caso

a) Semiótica textual: "O Arquipélago do Canal da Mancha" (Prólogo do romance de Victor Hugo, Os Trabalhadores do Mar ).
       b) Imanência e "arquipélago" das Ciências Sociais e Humanas: rumo a um modelo para a crise do oceano.

5. Hipótese teórica

a) Abordagem: semiótica figurativa e enfoque temático.
       b) Hipótese: imanência. Figuratividade e abstração: sentidos do espaço oceânico. Da literatura à ecologia.

29.04, seg: 1.a

30.04, ter: 1.b

01.05, qua - FERIADO

02.05, qui: 2.a

03.05, sex: 2.b

06.05, seg: 3.a

07.05, ter: 3.bc

08.05, qua: 4.ab

09.05, qui: 5.ab

Ex-orientando de A. J. Greimas, Denis Bertrand é professor emérito de Literatura Francesa e Semiótica do discurso na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e no Nouveau Collège d'études politiques (Paris 8/Paris Nanterre). Foi presidente da Association Française de Sémiotique. Suas pesquisas incidem sobre os discursos estéticos, sociais e políticos. Autor do livro Caminhos da semiótica literária (Bauru, SP: EDUSC, 2003, trad. Grupo CASA), organizou mais recentemente, no campo da zoossemiótica, La parole aux animaux. Conditions d’extension de l’énonciation (2018, Fabula), La sfera umanimale. Valori, Racconti, Rivendicazioni (2019, Meltemi), Existences collectives. Perspectives sémiotiques sur les formes de la sociabilité animale et humaine (2023, Fabula), Viande(s). Stéréotypies sémiotiques et inquiétude culturelle (no prelo: 2024, L'Harmattan). Também no prelo: Mystique et politique (coletivo, 2024, Semiotica). Em 2019 saiu pela editora Lambert-Lucas, em sua homenagem, a obra coletiva Sens à l'horizon ! .

De segunda-feira, 29/04/2024, até quinta-feira, 09/05/2024
Aulas em modo presencial na sala 107 do prédio de Letras, campus da USP Butantã.
Organização: Prof. Dr. Waldir Beividas - DL-FFLCH-USP

O palestrante falará em francês. Toda pessoa interessada pode se inscrever; maiores informações sobre inscrição, enviar e-mail para: pgling@usp.br .