Fontanille - minicurso Das práticas às formas de vida

Das práticas às formas de vida

Minicurso ministrado por Jacques Fontanille (Université de Limoges / Institut Universitaire de France) na FFLCH a convite do Ges-Usp. Segunda e terça-feira, 27 e 28 de abril de 2015, das 14 às 18h.

Ouça as palestras – brought to you by Ges-Usp Media, Inc.™:
1° parte 1° dia
2° parte 1° dia
1° parte 2° dia
2° parte 2° dia

Datas: Dois encontros: 27 e 28/abril/2015, segunda e terça-feira, das 14 às 18 horas.

Local: Sala 266 do prédio de Letras USP – Cidade Universitária, São Paulo, SP.

O palestrante:

Docente da Universidade de Limoges, Jacques Fontanille é um dos principais pesquisadores da semiótica europeia. É membro sênior do Instituto Universitário da França e fundador do Centro de Pesquisas Semióticas (CERES) da Universidade de Limoges. Sua obra compreende mais de duas centenas de artigos e dezenas de obras organizadas e de autoria individual, muitas delas traduzidas para diversas línguas.

Ementa do curso:

A semiótica das práticas nasce tanto de uma exigência teórica quanto de uma intuição inaugural. Faz um bom tempo que as pesquisas semióticas se desenvolvem para muito além da textualidade propriamente dita; essa extensão motiva a necessidade teórica e metodológica de uma definição de tais novos objetos de análise, simultaneamente distinta e complementar à dos objetos textuais. A diferença reside sobretudo no estatuto dos valores práticos: se os valores textuais propriamente ditos dependem de uma transformação narrativa global e completa, os da prática associam-se estreitamente à maneira como se procura fazer continuar, infletir e adaptar o fluxo da ação em andamento – em suma, à maneira de fazer e de continuar fazendo. As formas de vida procedem da mesma exigência e da mesma intuição, porém para conjuntos semióticos mais vastos, que por isso mesmo participam diretamente da constituição das grandes configurações semióticas da vida em sociedade. A vida, consequentemente, faz surgir uma semiose específica, com expressões e conteúdos cujo principal motor é a maneira como o curso da existência é mantido, modificado e/ou adaptado, segundo um princípio de persistência (ou de perseverança) que se defronta sem cessar com seu contrário, o princípio de contra-persistência. O que nos interessa é, assim, compreender por que e como podemos dar um sentido a nossas vidas in medias res, na maneira pela qual se desenrola seu próprio curso, e sem precisar aguardar que elas tenham chegado a seu termo.

Certificados:

Não há necessidade de inscrição prévia no minicurso, que será ministrado em francês. Os ouvintes com presença em ambas as palestras receberão certificado de frequência.

O professor Fontanille visita o Brasil em 2015 por iniciativa do SSU – Seminário de Semiótica da UNESP Araraquara, com apoio financeiro da FAPESP. O Ges-Usp agradece ao SSU, na pessoa de seu coordenador Jean Portela, pela gentileza da intermediação que tornou possível a organização das palestras na Universidade de São Paulo.

Organização do curso:
Elizabeth Harkot de La Taille