FAPS 2016 - Maria Giulia Dondero

08/04/2016, 14h00, prédio de Letras USP, sala 169

International FAPS com Maria Giulia Dondero
(FRS-FNRS, Université de Liège, Bélgica)

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| O problema da substância do plano da expressão | Perguntas

O problema da substância do plano da expressão: acerca das imagens científicas e artísticas

Se a semiótica greimasiana clássica – em particular, com Jean-Marie Floch (1985, 1986) e Felix Thürlemann (1982) – dedicou suas reflexões à relação entre forma da expressão e forma do conteúdo (semissimbolismo), a partir da década de 1990 Jacques Fontanille lançou-se à exploração do delicado problema da substância da expressão. No âmbito da hierarquia dos níveis de pertinência para a análise, Fontanille (2005, 2008) introduz os conceitos de suporte formal e suporte material, os quais permitem pensar a relação entre, por um lado, a imagem como texto, e, por outro, a imagem como objeto. Comentaremos esses trabalhos a fim de estudar a estreita relação entre substância da expressão da imagem (pictórica e fotográfica) e práticas de produção / recepção no campo das artes e das ciências.

Bibliografia

Basso Fossali, Pierluigi & Dondero, Maria Giulia (2011). Sémiotique de la photographie. Limoges : Pulim.

Dondero, Maria Giulia & Fontanille, J. (2012). Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique. Limoges : Pulim.

Floch, Jean-Marie (1985). Petites mythologies de l’œil et de l’esprit. Pour une sémiotique plastique, Paris‐Amsterdam, Hadès-Benjamins.

Floch, Jean-Marie (1986). Les formes de l’empreinte : Brandt, Cartier-Bresson, Doisneau, Stieglitz, Strandt. Périgueux : Fanlac.

Fontanille, Jacques (2005). « Du support matériel au support formel », in Arabyan & Klock-Fontanille (éds). L’Écriture entre support et surface. Paris : L’Harmattan, pp. 183-200.

Fontanille, Jacques (2008). Pratiques sémiotiques. Paris : PUF.

Thürlemann, Felix (1982). Paul Klee. Analyse sémiotique de trois peintures. Lausanne : L’Âge d’homme.

donderoPesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS belga, Maria Giulia Dondero leciona semiótica visual na Universidade de Liège, onde desenvolve suas investigações sobre o estatuto das imagens, em especial nos domínios científico, artístico e religioso.
Em periódicos avaliados pelos pares, publicou mais de sessenta artigos em francês, italiano, inglês, espanhol e polonês; já organizou cerca de quinze livros coletivos e números temáticos de revistas sobre a fotografia, a imagem científica e a subjetividade na imagem. De seus livros recentes, cabe destacar: Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique (em colaboração com J. Fontanille, Limoges, 2012; trad. em inglês: The Semiotic Challenge of Scientific Images. A Test Case for Visual Meaning, Ottawa, Legas Publishing, 2014; Semiotica della fotografia. Investigazioni teoriche e pratiche di analisi, 2006, 2008 (em colaboração com Pierluigi Basso, Rimini, Guaraldi; trad. em francês: Sémiotique de la photographie, Limoges, PULIM, 2011) e Le sacré dans l’image photographique. Études sémiotiques (Paris, 2009).

Co-fundadora e diretora da revista SIGNATA - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics, Dondero é também co-diretora da coleção de livros Sigilla (Presses Universitaires de Liège). Participa de muitos comitês de periódicos científicos, tais como Actes Sémiotiques, Interfaces numériques, CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Texto Livre: linguagem e tecnologia; integra, além disso, o comitê de coleções de obras, como "Clinamen" e "Cultures sensibles".
É a atual secretária geral da International Association for Visual Semiotics (IAVS) e primeira vice-presidente da Association Française de Sémiotique (AFS).

Sexta-feira, 08 de abril de 2016
Das 14h00 às 16H00
Prédio de Letras USP, sala 169
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra, que será proferida pela convidada em francês, é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.

Maria Giulia Dondero visita o Brasil em 2016 por iniciativa do SSU – Seminário de Semiótica da UNESP Araraquara, com apoio financeiro do CNPq. O Ges-Usp agradece ao SSU, na pessoa de seu coordenador Jean Portela, pela gentileza da intermediação que permitiu a realização desta conferência na Universidade de São Paulo.