FAPS 2016 - Sémir Badir

02/09/2016, 14h00, prédio de Letras USP, sala 260

International FAPS com Sémir Badir
(FRS-FNRS, Université de Liège, Bélgica)

| Gravação da palestra em áudio, by Ges-Usp Media, Inc.™  |
| Abertura com Prof. Ivã Lopes | Palestra de Sémir Badir: algumas reflexões sobre o filme literário | Perguntas e comentáriosnew!

Algumas reflexões sobre o filme literário

Gostaria, nesta palestra, de referir-me à maneira como se foram tecendo, no discurso do saber, os laços entre cinema e literatura, propondo certas pistas de reflexão a fim de desatar e reatar esses laços. Para tanto, pode ser tomada, como ponto de partida, uma resposta dada pela escritora e cineasta Marguerite Duras durante uma entrevista na televisão em 1966: "Em geral, sou contra a adaptação do romance para o cinema, principalmente dos romances clássicos. (...) Imaginemos um jovem que nunca leu Moby Dick e que o leia depois de ter visto o filme. Para ele, o filme será um estorvo, sua relação com a narrativa será forçosamente impura, desde o início. É por isso que sou contra a adaptação das obras-primas para o cinema. Ela destrói, afasta, corrompe o fenômeno da leitura, que é um fenômeno importantíssimo, quando não o mais importante".

badir_sp_2011_pbPesquisador do Fonds de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS, atuando na Universidade de Liège, Sémir Badir é um linguista especializado em semiótica. Seu projeto intelectual é o de uma epistemologia sensível às práticas discursivas do saber.
Escreveu as obras Hjelmslev (Les Belles-Lettres, 2000), Saussure. La langue et sa représentation (L’Harmattan, 2001), Epistémologie sémiotique. La théorie du langage de Louis Hjelmslev (Honoré Champion, 2014). Individualmente ou em parceria, organizou cerca de quinze livros e números de revistas (Protée, Semen, Semiotica, Visible...).

Sexta-feira, 02 de setembro de 2016
Das 14h00 às 15H30
Prédio de Letras USP, sala 260

A palestra, que será proferida pelo convidado em francês, é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.