FAPS 2016 - Carolina Lindenberg Lemos

02/dezembro/2016, 14h00, prédio de Letras USP, sala 260

Palestra FAPS com Carolina Lindenberg Lemos
(DL-FFLCH-USP)

O Círculo, a Linha e a Espiral ou o que a repetição nos ensina sobre a progressão textual

Fenômeno ubíquo e heterogêneo, a repetição parece produzir efeitos um tanto contraditórios. Por um lado, o que se repete é o esperado: a confirmação de uma regra é por excelência átona. Por outro lado, se a repetição se demora, a mudança se faz premente. A iminência da transformação sugere um acréscimo de tensão. A fim de explicar essa contradição aparente – na qual o mesmo mecanismo produz um efeito e seu inverso –, buscou-se investigar a estrutura semiótica subjacente ao fenômeno de superfície. A repetição, do fato de que se contam eventos reiterados, pertence à ordem da extensidade, sendo assim, é instrumento de manifestação de um ritmo do conteúdo que lhe é pressuposto. Por meio da análise de objetos pertinentes, investigamos as relações da repetição com a concepção de aspecto, ou seja, com o modo como os textos são recortados e delimitados em função de seus elementos repetitivos. Isso nos levou a avançar três estilos de progressão textual ligados à repetição: o circular, o linear e o espiral. Esse percurso de investigação mostrou-nos em que termos a repetição se liga a uma estrutura subjacente e a manifesta, mas também de que forma essa estrutura não só explica, como gera as variações de ritmo e andamento que se fazem sentir por meio da repetição. Procuramos assim demonstrar que as contradições aparentes dos efeitos da repetição se explicam pelos próprios fundamentos epistemológicos da disciplina. O caráter analítico e relacional da semiótica está na base da construção repetitiva, que, sem acrescentar nada de novo, pode levar o enunciatário à tensão, ao clímax e à surpresa.

carol_lemos_pbCarolina Lindenberg Lemos obteve o doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015). Realizou estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand (2013). É atualmente professora do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, onde também desenvolve pesquisa de pós-doutorado. É presidente da Association des Jeunes Chercheurs en Sémiotique (AJCS) e membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP. Sua pesquisa se concentra nas áreas de epistemologia da semiótica, historiografia linguística e estrutura linguística, tendo também publicado trabalhos de análise de objetos literários, visuais e sincréticos.

Sexta-feira, 02 de dezembro de 2016
Das 14h00 às 15H30
Prédio de Letras USP, sala 260
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

A palestra é aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.