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| Thiago Moreira Corrêa |
FAPS - Março/2019
Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
29/03/2019, 14:00, Prédio de Letras USP, sala 264
Reflexões sobre uma didática para a Semiótica Visual: semissimbolismo
por Thiago Moreira Corrêa (Pós-doc DL-FFLCH-USP)
A falta de consistência dos modelos ligados ao plano da expressão, se comparada à solidez encontrada no plano do conteúdo, gerou um descompasso nas pesquisas semióticas. Enquanto o percurso gerativo do sentido possui flexibilidade ao integrar fatores concretos (nível discursivo) e abstratos (nível fundamental) no mesmo modelo, o plano da expressão carece da mesma versatilidade. Dessa forma, verificamos na semiótica plástica proveniente das investigações de Jean-Marie Floch e na semiótica tensiva desenvolvida por Claude Zilberberg os problemas enfrentados para a constituição de um modelo mais conforme ao plano do conteúdo. A partir do texto “Hjelmslev e as bases tensivas do semissimbolismo” (TATIT, 2014) procuramos mostrar a disjunção dessas duas abordagens em função das premissas hjelmslevianas (exaustividade, não-contradição e simplicidade) e da teoria da Gestão do Conhecimento, pois a abordagem flochiana, ligada ao objeto, é mais concreta e contraditória, e a tensiva, ligada à estrutura, é mais abstrata e menos exaustiva. Ao expor essas inconsistências em uma metodologia de ensino estruturada, acreditamos proporcionar as bases para o desenvolvimento de uma solução para a integração dos planos em um modelo isomórfico por meio da prática de ensino.
Thiago Moreira Corrêa possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo em língua portuguesa (bacharel e licenciado) e língua alemã (bacharel). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo com a dissertação "A metalinguagem na poesia de Augusto de Campos". Doutor em Letras pela mesma universidade com a tese "Inscrições Urbanas: abordagem semiótica", com programa de Doutorado Sanduíche no Exterior realizado na Universidade de Liège, Bélgica, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Giulia Dondero. Foi Professor Assistente I dos cursos de Pedagogia, Letras e Administração do Complexo Educacional FMU e docente na graduação dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Anhanguera. Atualmente, é pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Linguística da USP com um projeto na área de Semiótica Visual e Educação.
Sexta-feira, 29 de março de 2019.
Das 14h00 às 16h00.
Sala 264 do prédio de Letras USP
Fotos da palestra new!
O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.
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