FAPS - abril 2019 - Claudia Pino

Sexta-feira, 26/04/2019, 14h00, Prédio de Letras USP, sala 107.

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
Claudia Amigo Pino |

A missão retórica de Roland Barthes

por Claudia Amigo Pino (DLM-FFLCH-USP)

Nesta apresentação, pretendo mostrar uma parte da pesquisa “Os seminários de Roland Barthes”, centrada no estudo dos seus manuscritos de preparação de curso que se encontram na Biblioteca Nacional da França. Barthes ofereceu 14 seminários (curso de pós-graduação) na (hoje) École des Hautes Études en Sciences Sociales de 1962 a 1977. A maior parte desse material é inédita e revela os grandes projetos de pesquisa do crítico, conhecido por textos dispersos (como “A morte do autor”) e obras experimentais (como Fragmentos de um discurso amoroso), mas nenhuma obra de referência, que descreva um sistema de pensamento, como seus contemporâneos Michel Foucault ou Jacques Derrida. No entanto, nos seminários é possível observar projetos, sistemas, questionamentos e entender o contexto de seus textos experimentais. A parte que devo apresentar corresponde aos seminários que se concentram na retórica (1964 a 1969), em que Barthes desenvolve um estudo da retórica clássica, procura uma nova definição de literatura e propõe um método de análise da narrativa.

claudia_pinoClaudia Amigo Pino é professora de literatura no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e há quatro anos pesquisa os arquivos dos seminários de Roland Barthes na Biblioteca Nacional da França. É presidente da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética e editora responsável das revistas Manuscrítica e Criação & Crítica. Publicou os livros Roland Barthes, a aventura do romance (7 Letras, 2015), Roland Barthes Plural, com Laura Brandini e Márcio Venício Barbosa (Humanitas, 2017), entre outros.

Sexta-feira, 26 de abril de 2019
Das 14h00 às 15h30
Prédio de Letras USP, sala 107

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.